Calendário 2017



Primeira transmissão de TV no Brasil próximos anos




1
Junho de 2016 ( Quarta-feira ) - Primeira transmissão de TV no Brasil
1
Junho de 2017 ( Quinta-feira ) - Primeira transmissão de TV no Brasil
1
Junho de 2018 ( Sexta-feira ) - Primeira transmissão de TV no Brasil
1
Junho de 2019 ( Sábado ) - Primeira transmissão de TV no Brasil
1
Junho de 2020 ( Segunda-feira ) - Primeira transmissão de TV no Brasil

O Dia da Primeira Transmissão de TV no Brasil é comemorado no dia  de junho.

História

Foi em 1950 que ocorreu a primeira transmissão experimental de TV no Brasil, que foi realizada pela extinta TV Tupi, de São Paulo. A emissora era pertencente aos Diários Associados, de propriedade de Assis Chateaubriand.

No mesmo ano, em 18 de setembro, a TV Tupi entrou oficialmente no ar. A princípio as transmissões tinham caráter de improviso e foram marcadas pela aprendizagem. Naquela época os aparelhos de TV eram caros e importados e apenas uma pequena parcela da população possuía acesso a esse equipamento. As transmissões ocorriam apenas em determinadas horas do dia.

A TV foi trazida para o Brasil para aumentar o conglomerado de mídia de Assis Chateaubriand. O equipamento era caro e vinha dos Estados Unidos. A aparelhagem foi trazida no dia 25 de março de 1950 e a primeira transmissão se restringiu a alguns aparelhos que apenas mostravam imagens do saguão do prédio do “Diários Associados”.

No dia 10 de setembro, foi realizada uma transmissão de um filme sobre o ex-presidente Getúlio Vargas, no qual relatava o seu retorno à política. Alguns dias depois a TV Tupi ficou oficialmente estabelecida no canal 3 de São Paulo e as imagens eram geradas de um estudo que ficava no centro da cidade, na Rua 7 de Abril.

Naquela época ainda não existiam televisores no pais, por isso Chateaubriand espalhou cerca de 200 aparelhos pela cidade, em lugares estratégicos. O sucesso foi absoluto.

Depois disso, a utilização dos televisores se expandiu cada vez mais com a criação de programas diários e dos teleteatros.

Importância da TV do Brasil

Desde a primeira transmissão de TV no Brasil, muita coisa mudou. No princípio, só havia televisores em preto e branco. Os coloridos só começaram a ser utilizados no país por volta de 1960.

Ao longo dessa história, muitos canais de televisão foram criados e extintos. A própria TV Tupi foi extinta nos anos 80. A batalha por audiência é constante e por isso as emissoras procuram sempre se aprimorar e trazer um conteúdo de qualidade para a população.

A TV é a mídia mais aceita pelos brasileiros, superando o rádio, os jornais e até mesmo a internet. Ela é uma das principais fontes de informação e entretenimento. No Brasil, os maiores sucessos são as telenovelas, telejornais, programas de variedades e programas infantis.

Atualmente, estamos passando por uma transição para a TV digital, que promete chegar a todo o país com mais qualidade de som e imagem. A regulação das emissoras de TV se dá pelo Governo Federal, por meio de concessões que são renovadas após determinado período de tempo. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Primeira transmissão de TV no Brasil
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Primeira transmissão de TV no Brasil
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!