Calendário 2018



Dia de Nossa Senhora dos Navegantes próximos anos




2
Fevereiro de 2016 ( Terça-feira ) - Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
2
Fevereiro de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
2
Fevereiro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
2
Fevereiro de 2019 ( Sábado ) - Dia de Nossa Senhora dos Navegantes
2
Fevereiro de 2020 ( Domingo ) - Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes é comemorado pela comunidade católica anualmente em 2 de fevereiro. No Brasil, a principal comemoração acontece em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, cidade cuja padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes. No entanto, alguns festejos ocorrem por todo o país.

História de Nossa Senhora dos Navegantes

O título de Nossa Senhora dos Navegantes dado a Maria, mãe de Jesus, começou no século XV, especialmente entre os portugueses, quando do início das grandes navegações. Os marujos pediam proteção a Nossa Senhora para retornarem com vida e, como Maria era considerada protetora durante as tempestades e perigos oferecidos pelo mar, acabou por reunir aos seus inúmeros títulos o de protetora dos navegantes.

O culto a Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil junto com a descoberta. Pedro Álvares Cabral trazia na nau capitânia a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, que foi levada até as Índias, permanecendo lá até o século XVII, numa capela construída especialmente para ela, ficando sob a guarda de padres franciscanos.

Essa imagem, atualmente, está na Igreja da Sagrada Família, na cidade de Belmonte, em Portugal, que festeja a santa no dia 15 de agosto, numa série de eventos que tem início em 3 de agosto, promovidos pela comunidade de pescadores de Cascais. O ponto alto da festa é uma procissão pelas ruas que acaba em procissão marítima, onde se dá a bênção do mar e da aldeia.

Pelotas, no Rio Grande do Sul, também manteve o costume de fazer a procissão, recebendo a imagem vinda de Porto Alegre até o porto da cidade, onde acontece a bênção do mar e da cidade.

Mais conhecida no sul do país pelo título de Nossa Senhora dos Navegantes, também é chamada de Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Esperança ou Nossa Senhora da Boa Esperança.

Nossa Senhora dos Navegantes – Feriado Municipal

A capital do Rio Grande Sul, Porto Alegre, cuja padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes, comemora o dia da santa também em 2 de fevereiro, com a grande procissão que carrega a imagem de Maria até o porto, em Pelotas. A igreja dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes fica na Praça dos Navegantes, próxima ao rio Jacuí.

A cidade de Porto Alegre teve colonização feita por portugueses das ilhas de Açores, onde a santa também era homenageada, razão pela qual foi elevada à condição de padroeira de Porto Alegre. O dia é feriado municipal na capital do Rio Grande do Sul e a festa reúne mais de 100 mil pessoas, todos os anos.

No sincretismo religioso, Nossa Senhora dos Navegantes é vista pelos adeptos da umbanda e do candomblé como Iemanjá, que também tem sua festa em 2 de fevereiro.

 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!