Calendário 2017



Domingo de Páscoa próximos anos




16
Abril de 2017 ( Domingo ) - Domingo de Páscoa

Páscoa

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes para os cristãos, que celebra o dia da ressureição de Jesus Cristo. Comemorada na semana santa entre março e abril, ocorre após a Sexta Feira Santa e o Sábado de Aleluia, no chamado Domingo de Páscoa.

Domingo de Páscoa

Domingo de Páscoa é quando os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, após o mesmo ter sido crucificado. Depois de sua morte, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ficou por três dias, até a sua ressurreição, no domingo. A Páscoa pode acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril. 

Existe ainda a Páscoa Judaica, que é uma das datas mais importantes do calendário judaico. Onde eles celebram a libertação do povo de Israel e o começo d Êxodo de Israel para a Terra Prometida. 

No Brasil, o Domingo de Páscoa é a data em que as pessoas costumam se presentear com ovos de chocolate. Atualmente, existem os mais diferentes tipos de ovos de páscoa, com diversos sabores.  

Origem da Páscoa Cristã

A origem da comemoração dessa data está no decreto do Concílio de Niceia no ano de 325, que definiu a celebração da data sempre no domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera no hemisfério norte.

Qual é o dia da Páscoa?

Como o feriado da Páscoa não é um dia fixo, a data pode ocorrer entre os dias 22 de Março e 26 de Abril.

Páscoa Judaica

A origem da Páscoa Cristã tem raízes na Páscoa judaica, que celebra a Festa da Libertação, data que é muito importante para os judeus, pois foi quando seu povo conseguiu se livrar da escravidão dos faraós do Egito no ano de 1280 a.C, conforme descrito no velho testamento da bíblia e também a passagem pelo Mar Vermelho sob a liderança de Moises.

Como tradição, os judeus comem o chamado matzá, que é um pão sem fermento, lembrando o alimento que era comum na época, pois na fulga não foi possível levar fermento para fazer o pão.

O que é a Páscoa?

A palavra Páscoa vem do latim Pascae e já na Grécia Antiga era conhecido como Paska, porém sua origem pode ser considerada mais remota entre os hebreus, com o termo Pesach que significa passagem.

Pesquisas indicam que a data da Páscoa é comemorada a milhares de anos, na região do Mediterrâneo, onde se comemorava a passagem do inverno para a primavera, que era uma época que significava novas oportunidades de sobrevivência, onde havia invernos rigorosos.

Significado da Páscoa para católicos

A Páscoa é a maior festa de celebração para os católicos, pois comemora a ressureição de Cristo e sua ascensão ao céu, sendo precedida pela Quaresma, que é o período onde os católicos passam 40 dias em um momento de reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz.

Páscoa 2015

Em 2015 o domingo de Páscoa será celebrado em 5 de Abril.

Símbolos da Páscoa

Um dos símbolos da Páscoa é o coelho, que sempre surgiam no final do inverno e começo da primavera junto com seus filhotes, e acabava por representar o começo de uma época de fertilidade. Outro dos símbolos conhecidos é o Ovo, que representa a vida, e tornou-se comum presentar os amigos com ovos com sinal de desejar uma vida feliz.  

 



Imagens para Compartilhar no Facebook

 Domingo de Páscoa
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
 Domingo de Páscoa
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

10
Março - Dia do Sogro
20
Março - Início do Outono
16
Novembro - Dia de Santa Gertrudes
23
Junho - Dia Olímpico
25
Março - Dia de Santo Tarásio
28
Abril - Dia da Sogra

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!