Calendário 2018



Dia Olímpico próximos anos




23
Junho de 2016 ( Quinta-feira ) - Dia Olímpico
23
Junho de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia Olímpico
23
Junho de 2018 ( Sábado ) - Dia Olímpico
23
Junho de 2019 ( Domingo ) - Dia Olímpico
23
Junho de 2020 ( Terça-feira ) - Dia Olímpico

O Dia Olímpico é comemorado no dia 23 de Junho, data em que se celebra os jogos olímpicos.

Origem do Dia Olímpico

O Dia Olímpico tem sua origem na data em que foi criado o Comitê Olímpico Internacional, o COI, no ano de 1894. O Comitê foi criado com o objetivo de definir as regras e as bases para a realização dos jogos olímpicos na sociedade contemporânea.

A ideia da criação do COI foi de Pierre de Freedy, o Barão Pierre de Coubertin, que era um Francês membro da nobreza e tinha grande interesse em criar atividades que pudessem melhorar a relação entre os países e viu no esporte a oportunidade para realizar sua ideia, baseados nos jogos que ocorriam na Grécia Antiga.

Foi quando em 1892 apresentou a sua proposta para a União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos, sendo recebida e aceita por unanimidade, e posta em prática 2 anos depois com a criação do COI.

Origem dos Jogos Olímpicos

Os jogos olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, onde os gregos organizavam festivais esportivos por volta dos anos 2500 a.C. em homenagem aos deuses gregos na cidade de Olímpia, sendo dai a origem do termo Olímpiadas. A importância dos jogos olímpicos era tão grande que até as guerras se cessavam no período de realização do evento.

Olimpíadas na Atualidade

Desde a fundação do Comitê Olímpico Internacional, houve a necessidade várias adaptações as diversas mudanças ocorridas no mundo e também para a inclusão de mais países no evento, como por exemplo a criação das olímpiadas de inverno, para que esportes praticados no gelo ou em climas mais gelados, pudessem participar da competição.

Também foi criado os jogos paraolímpicos, buscando a integração das pessoas com deficiência na realização de esportes olímpicos.

Atualmente as olímpiadas ocorrem a cada 2 anos, sendo revezado a realização dos jogos olímpicos e paraolímpicos de verão e também de inverno.

Jogos Paraolímpicos

Os chamados jogos paraolímpicos ou mesmo paralímpicos, são jogos derivados dos jogos olímpicos, porém são realizados para os atletas que possuem algum tipo de deficiência física.

Ocorreram pela primeira vez no ano de 1960 em Roma e ganharam grande importância com o passar dos anos, sempre com objetivo da inclusão e motivação das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

São realizados de forma conjunta com os jogos olímpicos oficiais desde as Olímpiadas de verão de 1992 em Barcelona na Espanha.

Olímpiadas nos Próximos Anos

A última edição dos jogos olímpicos e paraolímpicos de verão foi realizada na Cidade de Londres na Inglaterra no ano de 2012, sendo que as próximas nos anos de 2016 e 2020 serão realizadas no Rio de Janeiro no Brasil e Tóquio no Japão, respectivamente.

Já os jogos olímpicos e paraolímpicos de inverno ocorreram na cidade de Sochi na Rússia em 2014 em sua última edição e as próximas ocorrerão nas cidades de Pyeongchang na Coréia do Sul e Pequim na China nos anos de 2018 e 2022 respectivamente.




Outras Datas Comemorativas

1
Dezembro - Dia de Santo Elígio
2
Setembro - Dia de Santa Dorotéia
20
Julho - Dia do Amigo
24
Janeiro - Dia dos Aposentados
10
Junho - Dia da Artilharia

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!