Calendário 2018



Dia Nacional dos Animais próximos anos




14
Março de 2016 ( Segunda-feira ) - Dia Nacional dos Animais
14
Março de 2017 ( Terça-feira ) - Dia Nacional dos Animais
14
Março de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia Nacional dos Animais
14
Março de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia Nacional dos Animais
14
Março de 2020 ( Sábado ) - Dia Nacional dos Animais

O Dia Nacional dos Animais é comemorado, somente no Brasil, em 14 de março. O calendário comemorativo de datas também considera o dia 4 de outubro, considerado o Dia Mundial dos Animais, marcando também o dia de nascimento de São Francisco de Assis, protetor dos animais.

A data foi marcada para conscientizar as pessoas sobre necessidades e direitos dos animais irracionais, a importância que têm na vida de todos e informar sobre as mudanças na qualidade de vida desses companheiros dos humanos em todas as fases da vida.

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre os direitos animais, também se comemora no Brasil, a 5 de outubro, o Dia das Aves; 17 de agosto, o Dia da Adoção Animal; e 18 de outubro como o Dia da Libertação Animal.

Considerado por milênios como apenas objeto de uso por parte do ser humano, os animais, com a evolução da mentalidade do homem, conseguiram um status mais elevado, com legislação que os ampara e protege, apesar de ainda haver muito a conquistar em favor dos irracionais.

No Brasil, por Lei Federal, maltratar animais é crime. O maltrato de animais compreende bater nos mesmos, prender o dia todo, não tratar os doentes, submetê-los a trabalho forçado, deixar sem água, comida e abrigo e abandonar animais domésticos. No entanto, embora seja considerado crime, não há como obrigar o dono a ficar com o animal abandonado e, se responder pela acusação, poderá no máximo pagar penas alternativas.

Outro grande problema relacionado aos animais é o tráfico mundial, que chega a movimentar mais de 20 bilhões de dólares anualmente. O Brasil, por sua fauna diversificada, é um dos principais países para os traficantes, retirando os animais de seu habitat e encaminhando-os a outros Estados ou mesmo países, muitas vezes sem as mínimas condições de conservação vital, deixando que grande parte deles morra durante o tráfico.

Origem do Dia Nacional dos Animais

O Dia Nacional dos Animais foi instituído a partir da apresentação do Estatuto dos Animais, no Congresso Nacional, através de propositura do deputado Eliseu Padilha, consolidando os direitos dos irracionais e os deveres que para com eles devem ter os humanos.

Trata-se de um dia para ser lembrado e incentivado em sua comemoração, já que se presta a repensar as atitudes que nós, humanos, temos para com o meio ambiente e a preservação dos biomas necessários à manutenção da vida animal e aos cuidados que precisamos ter com os animais mais próximos, os domésticos, que nos acompanham e nos trazem alegria, paz, carinho e amor. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!