Calendário 2017



Dia Nacional das Relações Públicas próximos anos




2
Dezembro de 2016 ( Sexta-feira ) - Dia Nacional das Relações Públicas
2
Dezembro de 2017 ( Sábado ) - Dia Nacional das Relações Públicas
2
Dezembro de 2018 ( Domingo ) - Dia Nacional das Relações Públicas
2
Dezembro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia Nacional das Relações Públicas
2
Dezembro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia Nacional das Relações Públicas

O Dia Nacional das Relações Públicas é comemorado em 2 de Dezembro. Onde se celebra essa classe de profissionais, estudantes, professores que atuam em relações públicas.

Relações Públicas podem ser classificadas como um setor dentro de determinado órgão ou empresa que é responsável pelo planejamento, desenvolvimento e realização de ações voltadas para a comunicação da organização com seu determinado público de interesse.

Origem do Dia Nacional das Relações Públicas

A origem desse dia surgiu na Associação Brasileira de Relações Públicas - ABRP, que em congresso em 1976 decidiu celebrá-lo em conjunto com a eleição de Patrono das Relações Públicas o engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo.

Eduardo Pinheiro Lobo nasceu em 2 de Dezembro de 1876 e em 30 de Janeiro de 1914 tornou-se o primeiro gerente de um departamento de relações públicas do Brasil, na empresa Light, então concessionária de energia em São Paulo.

Para homenageá-lo, foi criada a Lei n° 7197, que determinava o dia 2 de Dezembro, dia de seu nascimento, como Dia Nacional das Relações Públicas.

Tal lei foi apresentada pelo deputado Divaldo Suruagy, que também era sócio da ABRP e a tramitação do projeto ocorreu entre 1983 e 1984, sendo aprovado e promulgado em 14 Junho de 1984.

O profissional de Relações Públicas

A primeira instituição de ensino a oferecer um curso de Relações Públicas no Brasil foi a USP em 1966, em sua então Escola de Comunicação e Cultura, atual Escola de Comunicação e Artes.

Atualmente diversas universidades oferecem o curso de relações públicas, que tem como objetivo formar um profissional que seja capaz de desenvolver e aplicar conceitos de comunicação interna e organizacional, através de habilidades para gerir a imagem de uma pessoa, empresa, órgãos públicos ou privados, de modo que possa ocorrer uma integração entre determinada instituição com o seu público alvo e realizar a comunicação com a imprensa, governo, clientes e a sociedade como um todo.

A regulamentação e reconhecimento da profissão de relações públicas aconteceram em 1967, estabelecendo os conselhos estaduais e conselho federal de relações públicas.

Como até então era uma profissional nova, ocorreram diversas campanhas divulgadas pela ABRP, para aumentar o interesse das empresas em profissionais dessa área, bem como disseminar a importância dessa atividade na sociedade. Em 1982 a campanha chamada “Relações Públicas. O profissional no lugar certo” teve o papel de consolidar todos esses conceitos e divulga-los a sociedade.

Dia Interamericano das Relações Públicas

Em 26 de Setembro de 1960, foi instituído na Cidade do México a Federação Interamericana de Relações Públicas (FIARP), estabelecendo 26 de Setembro como o Dia interamericano das Relações Públicas, sendo outra importante data para profissionais do ramo. Participaram dessa criação países como Brasil, Chile, EUA, Colômbia, Panamá, entre outros. Mais tarde em 1985 a FIARP transformou-se em Confederação Interamericana de Relações Públicas (CONFIARP).




Outras Datas Comemorativas

21
Setembro - Dia do Fazendeiro
29
Setembro - Dia Mundial do Coração
4
Outubro - Dia do Barman
18
Outubro - Dia do Estivador
30
Setembro - Dia do Jornaleiro

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!