Calendário 2018



Dia Mundial do Comissário de Vôo próximos anos




31
Maio de 2016 ( Terça-feira ) - Dia Mundial do Comissário de Vôo
31
Maio de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia Mundial do Comissário de Vôo
31
Maio de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia Mundial do Comissário de Vôo
31
Maio de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia Mundial do Comissário de Vôo
31
Maio de 2020 ( Domingo ) - Dia Mundial do Comissário de Vôo

Dia Mundial do Comissário de Bordo

O Dia Mundial do Comissário de Bordo é comemorado no dia 31 de maio, e também é conhecido como o Dia Mundial do Comissário de Voo.

O profissional considerado comissário de voo é a pessoa que zela pela segurança, conforto e tranquilidade dos passageiros em transporte aéreo, e claro, também do restante da tripulação.

Os comissários de bordo também são chamados de aeromoços e aeromoças. Embora não se necessite de uma formação superior, os profissionais que trabalham como comissários de voo precisam ser altamente treinados, de modo que possam enfrentar qualquer situação durante os voos, sem perder a elegância e muito menos a responsabilidade.

Mesmo sem formação superior, a seleção de novos comissários de voo envolve várias técnicas, como: a entrevista, testes psicológicos, exames médicos, dinâmicas de grupo e verificação de qualificação. Após a aprovação, há um período de treinamento antes de exercer a função.

Origem do Dia Mundial de Comissário de Bordo

O Dia Mundial do Comissário de Bordo surgiu em 31 de maio de 1973, quando ocorreu a criação da Associação Internacional dos Comissários de Voo (IFAA, em inglês, International Flight Attendants Association).

A oficialização do Dia Mundial do Comissário de Voo aconteceu somente em 1986.

Acredita-se que a profissão de comissário de bordo, no entanto, surgiu em 1930, quando uma enfermeira de nome Ellen Church fez a sugestão de incluir uma enfermeira em todos os voos da companhia Boeing Air Transport, para que os passageiros ficassem mais calmos. A enfermeira era apaixonada por aviação.

Regulamentação da profissão

A profissão de comissário de voo, ou de bordo, é regulamentada através da Lei nº 7183, de 5 de abril de 1984 que aborda também as particularidades para outros aeronautas (outros profissionais que exercem atividades a bordo de aeronaves civis nacionais e estrangeiras).





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!