Calendário 2018



Dia Mundial da Meteorologia próximos anos




23
Março de 2016 ( Quarta-feira ) - Dia Mundial da Meteorologia
23
Março de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia Mundial da Meteorologia
23
Março de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia Mundial da Meteorologia
23
Março de 2019 ( Sábado ) - Dia Mundial da Meteorologia
23
Março de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Meteorologia

Na data de 23 de março comemoramos anualmente o Dia Mundial da Meteorologia, a ciência que estuda nossa atmosfera e os fenômenos climáticos, estabelecendo previsões mais acertadas para os períodos mais curtos e os prognósticos possíveis para os períodos mais longos.

A meteorologia limita-se aos estudos de previsões atmosféricas, e não deve ser confundida com a climatologia, que faz seus estudos sobre o clima em geral, nas diferentes regiões do planeta. O relacionamento entre as duas ciências é bastante estreito, já que uma depende da outra para compreender o clima e as flutuações atmosféricas.

O termo meteorologia provém do grego "meteoros", cujo significado é "o que está suspenso nos céus", e era a palavra com que Aristóteles, filósofo e estudioso grego, utilizava para descrever os elementos atmosféricos.

Origem do Dia Mundial da Meteorologia

O dia 23 de março foi escolhido para comemorar o Dia Mundial da Meteorologia por ser a data de fundação da OMM – Organização Meteorológica Mundial, em 1961. A instituição é ligada à ONU e possui a adesão de todos os países ligados à organização.

A data relembra a técnica desenvolvida pelo ser humano para analisar e fazer as previsões das variações do clima. Recolhendo informações sobre a umidade do ar, a pressão atmosférica e a temperatura, os profissionais da área conseguem fazer uma previsão, prevenindo acidente e prejuízos decorrentes de alterações climáticas mais severas, como chuvas e ventos, que podem causar enchentes e danos materiais.

Atualmente a meteorologia conta com inúmeros satélites, espalhados ao redor do planeta que, através de fotos, fazem com que a previsão seja mais acertada, alertando a população sobre as mudanças que podem ocorrer imediatamente e também fazendo os prognósticos necessários para a agricultura.

Muito além de somente fazer a previsão do tempo, a meteorologia também busca entender as alterações climáticas através dos tempos. Os registros que mantém e as comparações feitas entre os períodos podem fazer com que atitudes sejam tomadas para a manutenção de um clima mais adequado, sem as alterações bruscas que ocorrem em virtude de problemas como o aquecimento global, um fato que todos os cientistas já consideram como real e que somente pode ser modificado mediante prevenção e cuidados com o ambiente e com o aproveitamento sustentável dos recursos planetários.

Dia da Meteorologia no Brasil

No Brasil, o Dia do Meteorologista ou Dia da Meteorologia também é lembrado em 14 de outubro, data que, em 14 de outubro de 1980, regulamentou a profissão em nosso país, objeto do Decreto Lei n° 6.835. A data, antes de 1980, era comemorada em 3 de março. A mudança foi uma decisão da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET). 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia Mundial da Meteorologia
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia Mundial da Meteorologia
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!