Calendário 2017



Dia Mundial da Imaculada Conceição próximos anos




8
Dezembro de 2016 ( Quinta-feira ) - Dia Mundial da Imaculada Conceição
8
Dezembro de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia Mundial da Imaculada Conceição
8
Dezembro de 2018 ( Sábado ) - Dia Mundial da Imaculada Conceição
8
Dezembro de 2019 ( Domingo ) - Dia Mundial da Imaculada Conceição
8
Dezembro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia Mundial da Imaculada Conceição

O Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é comemorado no dia 8 de dezembro.

A mãe de Jesus é considerada “imaculada”, isto é, sem mácula, título proveniente do latim que significa uma pessoa livre do pecado original. Segundo a Igreja Católica, Nossa Senhora esteve preservada por Deus desde o seu nascimento, preparada que era para a vinda de Cristo, e viveu toda sua vida livre de pecado.

O dia 8 de dezembro foi definido como a festa da Imaculada Conceição, data estabelecida pelo Papa Sisto IV, em 1476, embora tenha sido definido como dogma pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854, através da bula “Ineffabilis Deus”. De acordo com a Igreja, a comprovação de que Maria é Imaculada vem do cumprimento do Anjo Gabriel, que a chamou de “cheia de graça”, condição necessária para que carregasse no seu ventre o Filho de Deus.

A origem do dogma da Imaculada Conceição

Inúmeros padres e doutores da Igreja defenderam o dogma da Imaculada Conceição desde os princípios do cristianismo, tanto no Oriente quanto no Ocidente. No século IV, o diácono e teólogo Efrém da Síria já propunha que somente Jesus e Maria seriam limpos e puros de toda mancha de pecado.

A festa da Imaculada Conceição já era celebrada no dia 8 de dezembro desde o século VIII, sendo que, em alguns locais, era comemorada em 8 de setembro, nove meses antes da festa de natividade. Segundo algumas fontes, também na Grã-Bretanha era celebrada a festa desde o século X.

A Universidade de Paris, em 1497, decretou que ninguém poderia ser admitido como estudante se não defendesse a Imaculada Conceição de Maria, exemplo depois seguido por outras universidades europeias, como Évora e Coimbra. O Papa Paulo V, em 1617, proibiu qualquer afirmação contrária à Imaculada Conceição e, em 1622, o Papa Gregório V ordenava silencia absoluto a quem se opusesse à doutrina. Anos depois, em 1661, o Papa Alexandre VII promulgou a Constituição Apostólica “Sollicitudo Ominium Ecclesiarum”, onde se definia o conceito de “Conceição”, proibindo terminantemente qualquer discussão sobre o tema.

A discussão prosseguiu através dos tempos, com a defesa por parte de alguns e a negação por parte de outros. O franciscano Bernardino de Bustis, no século XV, escreveu o Ofício da Imaculada Conceição, texto aprovado oficialmente pelo papa Inocêncio XI em 1678 e o Papa Pio IX em 1876, concedeu 300 dias de indulgência para cada cristão que o recitasse.

8 de dezembro: a maternidade e a imaculada conceição

É interessante notar que o dia 8 de dezembro marca duas celebrações católicas de significados distintos, com a evocação popular e tradicional celebrando Nossa Senhora da Conceição, confirmando o aspecto de sua maternidade, celebração que vem desde o século VII, principalmente na Península Ibérica. 

Ao mesmo tempo celebra-se a Imaculada Conceição, um conceito que começou a surgir no século XII e sempre foi tema de polêmica na Igreja, sendo rejeitado por alguns importantes doutores, como São Bernardo e São Tomás de Aquino.

Em Portugal, a instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por Dom João VI, oficializou um culto que já existia muito antes do tema ser dogma, o que levou os povos de língua portuguesa a adotarem a designação de Nossa Senhora da Conceição, sem a referência à Imaculada Conceição.

Diante da magnitude da fé do povo cristão, tanto no Brasil quanto em Portugal, é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa para as festas natalinas no dia 8 de dezembro, dia consagrado à Imaculada Conceição de Maria.

Contudo, entre as vertentes do catolicismo, apenas a Igreja Católica Romana aceita o dogma da Imaculada Conceição. Na Igreja Ortodoxa, Maria é considerada uma pessoa muito devota, que levou sua vida na santidade, evitando todos os pecados. A mesma crença é partilhada pela Igreja Anglicana, além da Igreja Luterana e de outras ligada ao Protestantismo, que se utilizam de diferentes interpretações da Bíblica para não aceitar a doutrina.

Muito discutido, o tema da pureza de Maria possui referências até mesmo no Islamismo, citada no Alcorão como “aquela que foi purificada”, ou “a escolhida”.

No Brasil, a Imaculada Conceição ou, como tradição portuguesa, Nossa Senhora da Conceição, é festejada em todo o país, havendo muitas cidades que estabeleceram o dia como feriado. São bastante conhecidas as festas da Conceição da Praia, em Salvador, e de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre, celebradas no dia em que se comemora a Imaculada Conceição.




Outras Datas Comemorativas

7
Novembro - Dia do Radialista
1
Fevereiro - Dia do Publicitário
9
Fevereiro - Dia de Santa Apolônia
25
Outubro - Dia de Frei Galvão

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!