Calendário 2017



Dia Internacional do Livro próximos anos




23
Abril de 2016 ( Sábado ) - Dia Internacional do Livro
23
Abril de 2017 ( Domingo ) - Dia Internacional do Livro
23
Abril de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia Internacional do Livro
23
Abril de 2019 ( Terça-feira ) - Dia Internacional do Livro
23
Abril de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia Internacional do Livro

A origem do Dia Internacional do Livro

O Dia Internacional do Livro é comemorado anualmente em 23 de abril, mas nem sempre foi assim. A data começou a ser celebrada em 5 de abril de 1926, na Catalunha, uma região no centro da Espanha, para comemorar o dia de nascimento de Miguel de Cervantes, famoso escritor espanhol, autor de “Don Quixote”, um dos clássicos da literatura mundial.

O dia foi proposto pelo escritor Vicent Clavel Andrés e aceito pelo governo espanhol que o instituiu como a Festa do Livro Espanhol. No ano de 1930, no entanto, a data foi transferida para 23 de abril, dia de aniversário de morte de Cervantes.

Aproveitando a data, a UNESCO, em 1995, instituiu o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, uma vez que, nessa data, também são lembrados William Shakespeare e Josep Pla, escritores que também morreram em 23 de abril.

No caso de Shakespeare, a data não é precisa, já que a Inglaterra ainda não havia adotado o calendário Juliano, que mantinha uma diferença de 10 dias para o calendário Gregoriano, utilizado na Espanha. Desta maneira, sabemos que Shakespeare faleceu 10 dias depois do aniversário de morte de Cervantes.

A UNESCO usou a data para incentivas as pessoas, especialmente as mais jovens, a buscar os prazeres da leitura e a conhecerem a imensa contribuição de todos os autores na história da civilização humana.

Na Espanha, o dia 23 de abril, coincidente com o falecimento de Cervantes, sempre houve a tradição de dar uma rosa para quem comprasse um livro, uma tradição que está sendo adotada por outros países, tendo começado pela devoção a São Jorge, cujo dia também é comemorado em 23 de abril.

Outros autores famosos também tem no dia 23 de abril datas de nascimento ou de morte, como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Haldor K. Laxness e Manuel Mejia Vallejo.

Origem e Importância do Livro

O livro é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento da cultura e da civilização humana. Sua origem se perde na história humana, desde a época em que eram feitos de argila e escritos com caracteres cuneiformes, na Assíria, ou no Egito, escrito em papiros feitos manualmente, ou ainda em pele de animais em outras civilizações.

Os primeiros livros impressos, no entanto, tem uma origem certa: foram feitos no Oriente, na China e no Japão, utilizando tipos móveis, invenção que Johanes Guttenberg aplicou na Europa, em 1438, quando conseguiu reproduzir automaticamente as páginas dos primeiros livros ocidentais. O primeiro livro impresso por Guttenberg foi a Bíblia, ainda hoje o livro mais produzido no mundo.

Hoje o livro possui um importante papel na educação. É um fato constatado que todo ser humano que lê, que busca contato com a literatura desde criança, consegue desenvolver melhor suas capacidades intelectuais, aprende melhor, escreve melhor, comunica-se de forma mais coerente e conexa.

A leitura faz do ser humano o que ele é na sua vida adulta, desenvolve sua criatividade e sua imaginação e, o mais importante: leva cultura a quem o lê, traz conhecimentos e valores morais a quem mergulha em suas páginas.

Uma criança que aprende a ler desde a infância fica melhor preparada para a vida, conseguindo interpretar e compreender melhor o mundo que o rodeia da mesma forma como interpreta os sinais que representam a palavra.

A leitura ainda desenvolve o vocabulário, tornando a pessoa mais fluente, conseguindo estabelecer conceitos mentais, ou seja, fazendo com que a mente trabalhe de uma maneira mais satisfatória, estabelecendo a compreensão da consciência. Nesse processo, podemos enfatizar que a leitura é um processo interativo, onde a mensagem do autor alcança quem o está lendo.

O Dia Internacional do Livro nas escolas

O dia 23 de abril é especialmente comemorado nas escolas, uma vez que a UNESCO pretende, com isso, incentivar o gosto pela leitura. As escolas, nessa data, programam diversas atividades para incentivar a leitura, como a leitura de livros em sala de aula em voz alta, grupos de alunos escrevendo uma história, trabalhos voltados para a biografia de grandes escritores do mundo ou resumo de livros indicados pelos professores, de acordo com a faixa etária dos alunos. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia Internacional do Livro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia Internacional do Livro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia Internacional do Livro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!