Calendário 2017



Dia Internacional do Gerenciamento de Projetos próximos anos




5
Novembro de 2016 ( Sábado ) - Dia Internacional do Gerenciamento de Projetos
5
Novembro de 2017 ( Domingo ) - Dia Internacional do Gerenciamento de Projetos
5
Novembro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia Internacional do Gerenciamento de Projetos
5
Novembro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia Internacional do Gerenciamento de Projetos
5
Novembro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia Internacional do Gerenciamento de Projetos

O Dia Internacional do Gerenciamento de Projetos (em inglês, International Project Management Day) foi comemorado no dia 5 de novembro em 2015. Na verdade, tal comemoração não tem um dia fixo, visto que é celebrada na 1º quinta-feira de novembro de cada ano. A data foi idealizada pelo gerenciador de projetos, escritor estadunidense chamado Frank Saladis. Foi criada em 2004 em Nova York para homenagear os gerentes de projeto e outros profissionais da área. Esta não é apenas uma data de comemoração, mas também serve para reconhecer os gerentes e equipes de projeto. O objetivo principal deste dia é aumentar a conscientização sobre a importância de um gerente de projeto profissional para uma empresa. 

O que é Gerenciamento de Projetos?

O gerenciamento de projetos faz parte de uma área atual, e tem base em conceitos da administração. Toda empresa tem um sistema e pensando nisso, o projeto é um subsistema que faz parte do sistema como um todo.

Para uma melhor análise, o significado de “projetos” pode ser compreendido como organização, desenvolvimento e planejamento de um conjunto de atividades desempenhadas por pessoas buscando criar um serviço ou produto. O projeto é algo temporal, em que todo o esforço para se obter um resultado tem um prazo e cronograma. No entanto, o mesmo conceito de temporalidade não deve ser relacionado com o resultado, visto que ele é estabelecido segundo as necessidades de uma organização.

As empresas têm o objetivo de apurar os custos e riscos que podem aparecer até o fim de um projeto, visando elaborar estratégias eficientes para garantir a qualidade do resultado. Ademais, os projetos são fundamentais para que a empresa se adapte às exigências do mercado. E para se ter um melhor gerenciamento desses processos, contrata-se o gerente de projetos.

Quem é o gerente de projetos?

O papel do gerente de projetos é parecido com o do administrador de uma empresa, trabalhando em projetos de vários tamanhos, demandas e cronogramas. No entanto, as metas do gerente de projetos são voltadas somente para o projeto, diferente do administrador que deve trabalhar voltado para as metas da organização.


O gerente de projetos deve ter algumas habilidades específicas para realizar e desenvolver os procedimentos. Algumas delas são a habilidade de motivação, liderança, comunicação, construção de equipes, negociação, coaching, gerenciamento de conflitos e outras.

Para que serve o gerente de projetos em uma empresa?

O gerente de projetos serve para gerir e liderar um projeto (incluindo as pessoas e processos nele relacionados) de uma organização. Isso significa que a partir do momento que um projeto é desempenhado, o gerente de projetos faz parte de todo o procedimento e acompanha as atividades realizada pelos diferentes membros da equipe. Por causa disso, a habilidade de lidar com pessoas e fazer com que elas executem da melhor forma possível suas tarefas é essencial para esse profissional. Há também softwares de acompanhamento das atividades, como o Open Project e MS Project, que são atualizados e adaptados pela equipe, e assim torna-se possível que o Gerente identifique o nível de execução e cumprimento de algum projeto. Além do mais, o gerente de projetos também tem o papel de transformar as estratégias em operações, porque ele também deve relacionar esses níveis.





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!