Calendário 2018



Dia Internacional de ação da saúde da Mulher e combate da mortalidade materna próximos anos





O Dia Internacional de Ação da Saúde da Mulher e do Combate da Mortalidade Materna é comemorado no dia 28 de maio.

Essa data é comemorada desde 1996 e é pautada pela defesa do exercício pleno dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, além do debate sobre questões relativas à morte das mulheres na gravidez, parto e pós-parto, especialmente no que toca a abortos inseguros.

Esses direitos podem ser expressados pelo acesso por parte de toda a população feminina aos cuidados relativos à saúde por meio de profissionais, medicamentos e insumos de qualidade, que devem ser implementados pelos SUS (Sistema Único de Saúde)

História

O dia internacional de ação da saúde da mulher e do combate da mortalidade materna foi instituído em 1984 na Holanda, no IV Encontro Internacional Sobre a Saúde da Mulher. Durante esse encontro foi realizado o Tribunal Internacional de Denuncia e Violação dos Direitos Reprodutivos que destacou a questão da mortalidade materna em todos os seus aspectos.

A data também foi referendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que definiu diversas estratégias para combater as mortes maternas, que são em sua maioria (98%) causadas por razões evitáveis, o que deixa mais visível o problema com a saúde pública.

Em nosso país, pudemos notar ações concretas para o combate à mortalidade materna apenas em 2003, ocasião em que foi criada a Comissão Nacional da Mortalidade Materna, no ano seguinte ficou estabelecido o Pacto Nacional, que visa reduzir a morte materna e neonatal. 25 estados do Brasil são signatários desse pacto.  

Importância

Segundo a OMS, o índice aceitável de morte maternas é de 20 mortes para 100 mil nascidos vivos, em nosso pais, esse número chega a 75 mortes para cada 100 mil.

A OMS destaca ainda que muitas mortes são decorrentes de abortos mal feitos e esse número chega a cerca de 200 mil por ano. Essa é uma realidade e um dos objetivos da criação dessa data é a conscientização referente ao aborto ilegal.

Para muitas ONGs, 28 de maio é um dia de mobilização para que sejam assegurados direitos básicos para as mulheres e para os neonatos. O que se busca é uma atenção para a saúde das mulheres, para o acompanhamento pré-natal, para os cuidados desde a gestação até os primeiros anos da criança, visando também à prevenção e ao cuidado em relação ao câncer de colo de útero e ao câncer de mama.

Existem ainda outros objetivos visados nesse dia, como a diminuição da taxa de cesarianas realizadas, prevenção de depressão pós-parto, diminuição da duração do trabalho de parto e dos pedidos de anestesia, além da influência na formação de laços familiar de forma positiva. 




Outras Datas Comemorativas

2
Julho - Dia do Hospital
21
Outubro - Dia do Contato

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!