Calendário 2018



Dia Internacional da Paz próximos anos




21
Setembro de 2016 ( Quarta-feira ) - Dia Internacional da Paz
21
Setembro de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia Internacional da Paz
21
Setembro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia Internacional da Paz
21
Setembro de 2019 ( Sábado ) - Dia Internacional da Paz
21
Setembro de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia Internacional da Paz

Dia Internacional da Paz

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Paz, data em que se celebra a paz mundial entre as nações e a não violência.

Origem do Dia Internacional da Paz

Em 1981 a Organização das Nações Unidas (ONU), definiu como sendo o Dia Internacional da Paz a data em que ocorre a abertura das sessões da Assembleia Geral da instituição, onde todas as nações participantes são lembradas da importância da paz. Nesta data existe um ato de cessar-fogo e pacto pela não violência sugerido aos países membros.

Em 2001 foi oficializada a data de 21 de Setembro, como o Dia Internacional da Paz, sendo valida a partir do ano de 2002, definindo a partir da resolução 55/282, que todas as nações deverão comemorar a paz e garantir que a mesma seja mantida, seja internamente ou entre as relações entre os outros países.

Conscientização sobre a Paz

A ONU também estabeleceu que as nações devem estimular atividades educativas e conscientizadoras para estimular a paz e a não violência entre as gerações atuais e futuras, assim como a meta de cessar-fogo e acabar com conflitos que geram violência e mortes. Através de atividades escolares e debates sobre o tema, busca-se ampliar o conhecimento e por consequência diminuir a incidência de violência em vários níveis.

A cada ano a ONU define temas que devem ser debatidos dentro da discussão da paz, como por exemplo em 2012, onde o tema foi “Paz Sustentável para um Futuro Sustentável”, observando que diversos conflitos armados contribuem para um uso em massa de recursos naturais, que deveriam servir a sociedade.

Importância da Paz Mundial

Conforme informação da ONU, cerca de 1,5 bilhão de pessoas vivem em situações de conflito, ou com altos índices de violência e criminalidade, significando, portanto que cerca de 20% da população mundial vive sem garantia de paz, assim a luta pela diminuição de conflitos internos ou externos se torna essencial para evitar o agravamento dessa situação, e garantir que as pessoas, principalmente os mais frágeis a esse tipo de situação, como crianças e mulheres, possam viver de forma mais segura e a sociedade possa ter harmonia.

Outras datas que celebram a paz

Outra data comemorativa que celebra a paz é o Dia 1 de janeiro. Instituído pelo Papa Paulo VI, essa data ficou marcada como o Dia Mundial da Paz desde o ano de 1968. O Papa queria que essa data fosse comemorada por todas as pessoas, sem importar a religião, por isso chamou, em sua primeira mensagem, os “verdadeiros amigos da Paz” a celebrassem com reflexão e reavaliando as suas atitudes do ano anterior, buscando melhorar a cada dia.

Por tradição, nesta data o Papa em exercício divulga uma mensagem ao mundo onde trata do tema paz, dentro do contexto mundial do momento e as diretrizes para que a Igreja Católica possa atuar auxiliando que a Paz Mundial seja buscada e mantida.

Frases e Mensagens sobre a Paz Mundial

A paz não se consegue com força, somente através da compreensão – Albert Einstein

Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho – Mahatma Gandhi

Quer fazer algo para promover a paz mundial? Vá para casa e AME a sua família – Madre Tesesa de Calcutá




Outras Datas Comemorativas

23
Novembro - Dia de São Clemente
11
Janeiro - Dia de Santo Teodósio
6
Setembro - Dia do Alfaiate
1
Dezembro - Dia do Numismata
13
Agosto - Dia do Canhoto
12
Dezembro - Dia da Babilônia

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!