Calendário 2017



Dia internacional da mulher Indígena próximos anos




12
Outubro de 2016 ( Quarta-feira ) - Dia internacional da mulher Indígena
12
Outubro de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia internacional da mulher Indígena
12
Outubro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia internacional da mulher Indígena
12
Outubro de 2019 ( Sábado ) - Dia internacional da mulher Indígena
12
Outubro de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia internacional da mulher Indígena

O Dia internacional da mulher indígena é comemorado no dia 12 de outubro, que é uma data repleta de significados, em nosso país comemoramos o dia das crianças, o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de nosso país e o dia do descobrimento da América.

Cultura indígena

A cultura indígena em nosso país é muito forte, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde ainda se preservam diversas tribos indígenas. Em algumas áreas de nossa Floresta Amazônica existem ainda algumas tribos que nunca tiveram contato com o homem branco. Isso nos mostra que mesmo depois de mais de 500 anos de “descobrimento”, da mistura de raças, os índios ainda conseguem preservar seus costumes e particularidades.

É importante ainda ressaltar que o povo indígena deu diversas contribuições ao longo de nossa história, podemos citar como exemplo seu vasto conhecimento com ervas medicinais que hoje são uma alternativa muito mais saudável à química dos laboratórios, muitas técnicas de caça também foram aprendidas com os índios, conhecimento dos animais e da floresta.

Nesse último ponto, vale ressaltar que a Floresta Amazônica é referência em treinamento do soldado na selva e muito disso se deve aos índios que compartilharam seus conhecimentos e proporcionaram uma experiência mais proveitosa para os militares.

A importância das mulheres

É inegável que ainda existe muito machismo em nosso país, a grande maioria das mulheres já sofreu algum tipo de abuso ao longo da vida, sendo assim é preciso dar sempre destaque à importância da mulher na sociedade.

Suas lutas são diárias, seja em casa cuidando da família, seja nas escolas e universidades ou ainda no mercado de trabalho, lutando por seu espaço e por salários dignos e equiparados aos dos homens.

Quando falamos em mulheres indígenas, temos que lembrar que dentro da cultura indígena a mulher é muito importante e respeitada, quando o homem branco chegou para tomar o território indígena houve mulheres que lideram tropas contra esses invasores, sendo exemplo de força e de determinação.

As mulheres precisam ser lembradas diariamente, mas em dias como esses precisamos nos esforçar ainda mais para garantir que toda a sua luta não seja em vão, precisamos valorizar as mulheres em todas as suas diversidades, em todos os momentos, seja ela uma dona de casa que cuida de sua família, seja ela uma estudante, nos bancos universitários, seja ela uma executiva de sucesso que lutou com unhas e dentes para conquistar seu lugar ao sol, seja uma indígena, que ainda preserva sua cultura, que defende seu povo, que permanece imune às tentações do nosso mundo e permanecem firmes em suas convicções ou seja ainda uma mulher indígena, que se aventurou pela selva de pedra, que se adaptou e hoje conquistou seu lugar!

Parabéns, mulheres índias, comemore esse dia que também é seu! 




Outras Datas Comemorativas

14
Abril - Dia Pan-Americano
13
Dezembro - Dia do Ótico
28
Março - Dia de São Gontrão
19
Setembro - Dia de São Januário
1
Novembro - Dia de Todos os Santos

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!