Calendário 2018



Dia Internacional da Cruz Vermelha próximos anos




8
Maio de 2016 ( Domingo ) - Dia Internacional da Cruz Vermelha
8
Maio de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia Internacional da Cruz Vermelha
8
Maio de 2018 ( Terça-feira ) - Dia Internacional da Cruz Vermelha
8
Maio de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia Internacional da Cruz Vermelha
8
Maio de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia Internacional da Cruz Vermelha

O Dia Internacional da Cruz Vermelha é lembrado no dia 8 de maio.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), ou somente chamado de Cruz Vermelha, é uma entidade sem fins lucrativos, com ideais humanitários. Seus voluntários são médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e diversos outros profissionais que possuem interesse em fazer parte da entidade.

Suas atividades envolvem levar assistência para os necessitados, em qualquer condição, ou seja: prisioneiros, feridos, enfermos e refugiados, por exemplo. Geralmente, as minorias sociais são o maior grupo de seu trabalho, especialmente doentes crônicos, idosos e deficientes físicos e mentais.

A entidade internacional possui sede em diversos países do mundo, e por isso, tem como objetivo promover o bem-estar. Sua atuação não somente envolve a saúde, mas também a área da educação, assistência social, combate à fome, epidemias e claro, as doenças.

A assistência também acontece para vítimas de guerra e quaisquer outras situações que envolvam a violência.

Atuação e princípios

Atualmente, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha possui sede em Genebra, na Suíça, atuando em mais de 180 países. Na sede, toda a organização e elaboração de planos é feita. Além disso, a Cruz Vermelha conta com a colaboração dos governos, de modo que todas as suas metas assistenciais possam acontecer de verdade.

A Cruz Vermelha trabalha com princípios como a humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade.

Cruz Vermelha no Brasil

A entidade, no Brasil, está presente desde 1908.

Pelo Governo brasileiro, a Cruz Vermelha é vista como uma sociedade de socorro, totalmente voluntária e autônoma, que pode auxiliar o serviço militar de saúde e também os poderes públicos.

Como objetivo, a Cruz Vermelha Brasileira ampara e auxilia, voluntariamente, todos os necessitados, de forma imparcial, ou seja, sem importância quanto a raça, nacionalidade, religião, opinião política e nível social.

Pelo Brasil, há mais de 50 filiais criadas, em 17 estados. Conforme a região em que se localiza, cada filia possui ações diferenciadas.

Origem do Dia Internacional da Cruz Vermelha

O Dia Internacional da Cruz Vermelha tem como origem a data de nascimento de Jean Henri Dunant, o fundador desta entidade.

Nascido em 8 de maio de 1828, o suíço Dunant se sentiu muito comovido pelo sofrimento que abraçava as pessoas no campo de batalha, em Solferino, na Itália.

Dunant acabou escrevendo um livro, chamado “Recordações de Solferino”, para descrever as cenas dramáticas que presenciou e pela grande impressão deixada em sua mente. A partir disso, o jovem Dunant notou que havia uma necessidade gritante em criar uma entidade que fosse capaz de ajudar as pessoas que passavam por esse tipo de situação.

Além das cenas descritas no livro, o jovem Dunant também fazia sugestões em relação à criação de grupos de ajuda. Sua obra serviu de inspiração para a criação da Convenção de Genebra.

Em 1863, foi criada a Cruz Vermelha, graças ao Dunant e mais seis pessoas que ajudaram a tomar providências sobre a situação.

Jean Henri Dunant recebeu o primeiro Prêmio Nobel da Paz, ocorrido em 1901. Em 1910, o fundador da Cruz Vermelha faleceu.

A Cruz Vermelha também recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1917, 1944 e em 1963. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!