Calendário 2017



Dia dos Símbolos Nacionais próximos anos




18
Setembro de 2016 ( Domingo ) - Dia dos Símbolos Nacionais
18
Setembro de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia dos Símbolos Nacionais
18
Setembro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia dos Símbolos Nacionais
18
Setembro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia dos Símbolos Nacionais
18
Setembro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia dos Símbolos Nacionais

Dia dos Símbolos Nacionais

No dia 18 de Setembro é celebrado o Dia dos Símbolos Nacionais, onde são lembrados todos os símbolos nacionais do Brasil.

O que são os símbolos nacionais

Os símbolos nacionais são compostos por: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.

Esses símbolos foram instituídos através da Lei 5.700 de 1 de Setembro de 1971, que determinou quais seriam os símbolos nacionais e os padrões para utiliza-los de forma oficial.

Significado de cada Símbolo Nacional

  • Bandeira Nacional

Resultado de uma adaptação da Bandeira do Império Brasileiro foi criada logo após a Proclamação da República em 19 de Novembro de 1889, onde foi retirado o escudo imperial português para dar lugar a um círculo azul com estrelas na cor branca, sendo 27 estrelas, 26 representando os estados e 1 o Distrito Federal. As cores definidas da bandeira também carregam significado, sendo o retângulo verde por causa das matas e florestas, o amarelo representando o ouro e as riquezas, o azul o céu estrelado com a frase “Ordem e Progresso”.

  • Hino Nacional

Composto por Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), com música de Francisco Manuel da Silva (1795-1865), foi oficializado pela lei 5.700/71 e é tocado em cerimônias oficiais e eventos que tenham significado patriótico.

  • Armas Nacionais

As Armas Nacionais também conhecidas como o Brasão de armas do Brasil, são um dos símbolos que foram criados junto à bandeira do Brasil, sendo obrigatório a sua utilização em prédios públicos nacionais como o palácio da Presidência da República, sedes dos ministérios, casas do Congresso Nacional, sede dos tribunais federais e superiores, como também nas prefeituras e câmaras municipais entre outros. Também devem compor documentos oficiais de acordo com o decreto 80.739 de 1977.

  • Selo Nacional

É o símbolo utilizado para autenticar documentos oficiais do governo, bem como diplomas e certificados de instituições reconhecidas. Consiste de uma esfera com estrelas similar as da utilizada na Bandeira Nacional, com a descrição República Federativa do Brasil, escrito em volta.

Outras datas comemorativas

Além do dia 18 de Setembro, que comemora os símbolos nacionais, existem outras datas comemorativas que celebram de forma individual alguns desses símbolos, como por exemplo, o Dia da Bandeira, celebrado em 19 de Novembro e o Dia do Hino Nacional, comemorado em 13 de Abril.

Dia dos Símbolos Nacionais 2016

Em 2016 o Dia dos Símbolos Nacionais será em um Domingo 18 de Setembro.

Dia dos Símbolos Nacionais nos próximos anos

Em 2017 a data será comemorada em uma segunda feira 18 de Setembro e em 2018 em uma terça feira. 




Outras Datas Comemorativas

11
Março - Dia Mundial do Rim
12
Dezembro - Dia da Babilônia
20
Março - Início do Outono

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!