Calendário 2024



Dia dos Santos Inocentes próximos anos




28
Dezembro de 2023 ( Quinta-feira ) - Dia dos Santos Inocentes
28
Dezembro de 2024 ( Sábado ) - Dia dos Santos Inocentes
28
Dezembro de 2025 ( Domingo ) - Dia dos Santos Inocentes
28
Dezembro de 2026 ( Segunda-feira ) - Dia dos Santos Inocentes
28
Dezembro de 2027 ( Terça-feira ) - Dia dos Santos Inocentes

O Dia dos Santos Inocentes é comemorado no dia 28 de dezembro em homenagem a todos os jovens meninos da vila de Belém que morreram pela condenação de Herodes, que estava com medo de perder o seu posto de Rei da Judeia para Jesus Cristo.

Como é contado na Bíblia, os três Reis Magos que testemunharam o nascimento de Jesus passaram as boas novas para todos que encontravam. Essa mensagem foi se espalhando por todo o vilarejo de Belém, até que caiu nos ouvidos de Herodes, o rei da Judeia na época.

Herodes quando soube que poderia perder o seu trono para o Rei que foi enviado pelos céus (Jesus Cristo), decidiu mandar matar todas as crianças com menos de 2 anos nascidas em Belém.

No entanto, no mesmo período que a “condenação” proferida por Herodes, Maria, José e Jesus já estavam a caminho do Egito conforme o Senhor havia lhes ordenado. O resultado foi que Jesus conseguiu fugir da terrível perseguição feita pelo seu próprio conterrâneo. Somente anos mais tarde, Jesus voltaria para a região de Belém e Nazaré.

Quanto a todos os meninos que morreram nesse dia, os números não chegam a uma conclusão exata. Os gregos estipulam que 14.000 assassinatos foram cometidos naquele dia. Já os Sírios, acreditam que foram 64 mil. Já outras fontes indicam que até 144.000 assassinatos de crianças abaixo de 2 anos de idade podem ter ocorrido naquele dia/período da ordem proferida por Herodes.

Independente do número de mortes, todos os inocentes foram santificados pela igreja católica. Quanto a escolha do dia dos Santos Inocentes (28 de Dezembro – o que de acordo com a própria igreja católica seria apenas três dias depois do próprio nascimento de Jesus), também existem controvérsias.

Assim como não há um consenso quanto ao nascimento de Jesus, também não há um consenso exato sobre quando realmente aconteceu a condenação aos inocentes. Isso ocorre justamente pelos dois eventos estarem intimamente interligados.

Alguns estudiosos afirmam que a festa para os Santos Inocentes recebeu essa data para tomar uma antiga festa pagã que acontecia na idade média. Essa festa era conhecida como “a festa dos loucos” e qualquer coisa era permitida entre as pessoas que participavam dessa festa pagã que acontecia no fim de ano.

De acordo com a Bíblia, essa teoria pode ter sentido – já que de acordo com as escrituras do evangelho está escrito que Herodes condenou os meninos dias depois da visita dos Reis Magos a Jesus Cristo, o que implica em uma sugestão de tempo maior do que três dias (que seria o sugerido pela própria Igreja).

Mesmo com as divergências, todas as igrejas cristãs ressaltam a santidade de todos os falecidos e os caracterizam como os primeiros mártires do cristianismo. Todos os inocentes sacrificados nesse período por Herodes receberam a Glória Eterna segundo o próprio Jesus Cristo anos mais tarde.

Na oração do dia dos Santos Inocentes é pedido principalmente pela súplica e pelos cuidados aos pequenos injustiçados e incompreendidos em todo o mundo. Os santos inocentes fazem parte de um dos primeiros capítulos da história de Jesus e de todo o evangelho. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2024 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!