Calendário 2020



Dia dos santos Faustino e Jovita próximos anos




15
Fevereiro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia dos santos Faustino e Jovita
15
Fevereiro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia dos santos Faustino e Jovita
15
Fevereiro de 2020 ( Sábado ) - Dia dos santos Faustino e Jovita
15
Fevereiro de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia dos santos Faustino e Jovita
15
Fevereiro de 2022 ( Terça-feira ) - Dia dos santos Faustino e Jovita

O Dia dos santos Faustino e Jovita é comemorado no dia 15 de fevereiro em homenagem a dois santos que dedicaram toda a sua vida realizando milagres e evangelizando em nome de Cristo.

Faustino e Jovita eram irmãos. Eles nasceram respectivamente no ano 90 e 96, e todas as informações sobre a sua infância ou sobre qualquer aspecto da sua vida até a fase adulta foram destruídos pelo que se especula.

De acordo com a tradição cristã, os dois irmãos pregavam livremente o Cristiano pela região que moravam (Bréscia – Itália), mesmo sabendo das possíveis sanções aplicadas pelos imperadores romanos de sua época (Trajano e Adriano).

Conforme os anos se passaram, o trabalho de Faustino e de Jovita, no que diz respeito à religião, só aumentou. Eles tinham um importante papel em reanimar os ânimos dos cristãos e também tinha um importante papel na evangelização da sua localidade.

Ao que parece, ambos os irmãos eram capazes de realizar milagres e eram capazes de converter várias pessoas que desejasse entrar no Cristianismo. Faustino e Jovita também costumavam destruir ídolos por onde passavam e procuravam sempre deixar a mensagem clara de servir a Deus e a Jesus Cristo.

Com o passar dos anos, a notícia circulou por toda a Itália, e os dois irmãos logo se encontraram no maior dilema de suas vidas. Eles acabaram sendo acusados pelo prefeito da sua cidade e em pouco tempo foram condenados a passar por todo tipo de escárnio e de agressões físicas. Porém, os dois irmãos continuaram firmes em sua fé e jamais renunciaram o Cristianismo.

Após longas torturas e agressões, ambos foram levados a Roma, onde foram julgados e acabaram sendo condenados à morte. Todavia, ambos foram condenados a decapitação na sua cidade natal – um ato que tinha como principal objetivo servir de exemplo para os outros cristãos da região.

A decapitação dos dois irmãos aconteceu em 146, e os dois foram decapitados no dia 15 de fevereiro – o mesmo o dia em que as homenagens são prestadas aos dois homens de santidade incontestável.

A história dos dois irmãos é uma verdadeira lição de coragem e de fé, tendo em vista que seus esforços foram reconhecidos por séculos que vieram a seguir. Foram criadas pinturas e vários testemunhos também foram encontrados ao longo da história, eles demonstravam esses dois homens como guerreiros e como homens de Deus.

De acordo com a tradição católica, os dois irmãos inseparáveis foram dois importantes personagens em uma invasão que aconteceu em 1438 na cidade da Bréscia (sua terra natal). Nessa invasão, os dois irmãos apareceram como guerreiros para lutar ao lado do povo, e com bravura todos conseguiram expulsar a invasão das tropas de Nicolau Picino.

Todo esse caso foi documentado por São Marco em uma carta, que se encontra até os dias de hoje no Vaticano.

Até os dias de hoje o dia 15 de fevereiro é mantido como homenagem aos dois homens santos da cidade de Bréscia. Inclusive, nessa região a população ainda costuma representar esses dois homens santos como patronos da sua cidade. 




Outras Datas Comemorativas

13
Dezembro - Dia de Santa Otília
11
Março - Dia Mundial do Rim
16
Julho - Dia do Comerciante
20
Agosto - Dia de São Bernardo
22
Novembro - Dia do Músico
16
Agosto - Dia de São Roque

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!