Calendário 2020



Dia dos Quarenta Mártires de Sebaste próximos anos




9
Março de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia dos Quarenta Mártires de Sebaste
9
Março de 2019 ( Sábado ) - Dia dos Quarenta Mártires de Sebaste
9
Março de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia dos Quarenta Mártires de Sebaste
9
Março de 2021 ( Terça-feira ) - Dia dos Quarenta Mártires de Sebaste
9
Março de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia dos Quarenta Mártires de Sebaste

O Dia dos Quarenta Mártires de Sebaste é celebrado em 9 de março no Oriente e em 10 de março no Ocidente.

Os Quarenta Mártires de Sebaste foram soldados que pertenciam à Legio XII Fulminata, uma legião romana, formada por Júlio César em 58 a.C, e que prestavam serviço em Sebaste, uma cidade do centro da Turquia.

Esses soldados, que tornaram-se mártires do Cristianismo ao recusarem adorar os deuses romanos, indo em contradição à vontade do imperador Licínio, viveram por volta do ano 320, no século IV.

Há um relato antigo que conta sobre a existência dos Quarenta Mártires de Sebaste e do martírio deles em uma homilia de Basílio de Cesareia (370-379). Segundo São Basílio Magno, esses soldados declararam abertamente sua fé a Cristo e, por esse motivo, foram condenados à exposição e à morte.

Os quarenta mártires foram colocados nus em um lago congelante próximo a Sebaste, em uma noite muito fria, para morrerem congelados. Um deles renunciou à sua fé a Cristo e foi libertado, abandonando seus companheiros e teve o direito de tomar um banho quente para se recuperar, que inclusive, estava previamente preparado para aqueles que renegassem o Cristianismo.

Após algum tempo observando, um dos guardas que ali estavam viu um brilho sobrenatural em volta dos condenados que lá permaneciam fortes pela sua grande fé. Nesse momento, ele começou a crer em Deus, tirou suas vestes e se juntou a eles, formando novamente o número de 40 mártires.

Na manhã seguinte, quase todos os homens estavam mortos, e os que ainda estavam com vida, foram queimados e tiveram suas cinzas atiradas no rio.

Alguns fiéis se aproximaram do local e recolheram as relíquias e restos dos mártires, e os distribuíram em muitas cidades, e uma grande veneração a eles se espalhou por diversas igrejas, que foram construídas em sua homenagem.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!