Calendário 2018



Dia do Juiz de Menores próximos anos




3
Janeiro de 2016 ( Domingo ) - Dia do Juiz de Menores
3
Janeiro de 2017 ( Terça-feira ) - Dia do Juiz de Menores
3
Janeiro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia do Juiz de Menores
3
Janeiro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia do Juiz de Menores
3
Janeiro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia do Juiz de Menores

Dia do Juiz de Menores

O dia 3 de janeiro, anualmente, comemora o Dia do Juiz de Menores, atualmente responsável no Brasil para validar o Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado em 1990.

Mas a implantação do Juizado de Menores não começou em 1990. O primeiro juiz de menores do Brasil foi nomeado em 1924, sendo escolhido para o cargo José Cândido de Albuquerque Mello Mattos, advogado e professor cuja bandeira era a defesa dos menores, durante a década de 20. Sua luta culminou na instalação do Juizado de Menores do Rio de Janeiro, o primeiro em toda a América Latina, em dezembro de 1923. Mello Mattos também foi o primeiro juiz de menores da América Latina.

Seu trabalhou gerou as primeiras regras que originaram o código de proteção da criança e do adolescente, em 1927, o Código Mello Mattos, como ficou conhecido, que regulamentava o trabalho dos menores, evitando que fossem explorados.

Além de fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, como combater a violência contra menores, exploração sexual infantil e o trabalho de crianças, também é de responsabilidade do juiz de menores verificar o cumprimento de outras leis, como proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores, guarda de menores abandonados e autorização para viagens de menores desacompanhados dos pais.

Hoje, a Vara da Infância e Juventude funciona em todo o Brasil, atendendo os problemas que envolvem os menores e direcionando segundo a legislação As principais rodoviárias e aeroportos também possuem postos do Juizado de Menores principalmente para atender autorizações para viagens. Apenas as rodoviárias de São Paulo não possuem estes postos, devendo os interessados procurar o fórum de suas cidades para essas autorizações.

Origem do Dia do Juiz de Menores

O Dia do Juiz de Menores foi instituído após a morte de Mello Mattos, em 3 de janeiro de 1934, ficando a data também para lembrar seu trabalho em prol dos menores. 




Outras Datas Comemorativas

22
Setembro - Início da Primavera
2
Dezembro - Dia de Santa Bibiana
5
Setembro - Dia do Irmão
28
Julho - Dia do Agricultor
27
Agosto - Dia do Psicólogo
21
Junho - Dia do Imigrante
10
Março - Dia do Conservador

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!