Calendário 2017



Dia do Tintureiro próximos anos




3
Agosto de 2016 ( Quarta-feira ) - Dia do Tintureiro
3
Agosto de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia do Tintureiro
3
Agosto de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia do Tintureiro
3
Agosto de 2019 ( Sábado ) - Dia do Tintureiro
3
Agosto de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia do Tintureiro

O Dia do Tintureiro é comemorado no dia 3 de agosto. Caso não saiba, esse profissional é o responsável por deter o conhecimento de técnicas de tingimento de tecidos como a lã, a juta, o algodão, a seda, entre outros. Trata-se de uma profissão tão antiga quando a história da humanidade. A crença que se propaga é que essa arte foi descoberta ao acaso, provavelmente por um acidente banal, tendo hoje uma importância enorme para diversas indústrias, principalmente a da moda.

Se formos parar para pensar, a possibilidade de brincar com as cores e altera-las ao seu bel prazer sempre interessou demais ao ser humano, aguçando a sua criatividade. No Egito Antigo, as roupas que eram usadas tinham cores muito vibrantes, quando eram voltadas para o uso de pessoas abastadas daquela sociedade, como faraós e sacerdotes. As roupas serviam já naquela época como um parâmetro de divisão de castas sociais, e estamos falando de uma época que data de seis mil anos antes de Cristo!

Mulheres e homens há muito tempo se utilizam de pinturas para colorir o rosto e o cabelo, sendo essas tinturas extraídas das raízes e das cascas das árvores, sendo sempre misturadas com óleos e gorduras que tinham como objetivo dar consistência e durabilidade a essa tintura. Esses conhecidos se espalharam pelo Egito e acabaram atingindo outras fronteiras e outros continentes, se fundindo com conhecimentos de outros povos nativos e se espalhando ainda mais por todo o mundo.

O dia 3 de agosto foi o escolhido para as celebrações referentes ao Dia do Tintureiro porque é esse o dia da padroeira dos profissionais dessa área, a Santa Lídia, que foi canonizada pelo Papa Baronio, no ano de 1607. Santa Lídia foi uma das primeiras cristãs a chegar na Europa. Ela era comerciante de um produto chamado púrpura e quando se converteu ao cristianismo veio a ser batizada por São Paulo. A cidade de Tiatira onde ela nasceu ficou conhecida justamente pelos tecidos púrpuros que lá eram fabricados, assim como também se notabilizou pela enorme indústria de tinta de fios que se desenvolveu na localidade.

Com o passar do tempo a humanidade evoluiu e com essa evolução chegamos a era moderna, que nos permitiu trabalhar com técnicas mais avançadas de tinturaria, adaptadas a um momento em que o foco era a produção industrial, em larga escala. A partir dessa época começaram a ser introduzidos na indústria da tinturaria os corantes sintéticos, que serviam como substitutos quase perfeitos dos corantes naturais e que se adequavam bem a um tempo em que era mais fácil, mais barato e mais rápido praticar a arte da tinturaria.

Nos dias atuais quem oferece o serviço de tingimento industrial são lavandeiras e tinturarias, que muitas vezes reciclam diversas roupas por preços bastante acessíveis. A tinturaria é feita com a ajuda de uma série de máquinas que são desenvolvidas cada uma para um fim específico, oferecendo mais qualidade no serviço, durabilidade da peça e, portanto, confiabilidade.  



Imagens para Compartilhar no Facebook

 Dia do Tintureiro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
 Dia do Tintureiro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

24
Janeiro - Dia da Constituição
24
Abril - Dia do Chimarrão
20
Abril - Dia do Disco
21
Setembro - Dia da Árvore

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!