Calendário 2017



Dia do Soldado Desconhecido próximos anos




28
Novembro de 2016 ( Segunda-feira ) - Dia do Soldado Desconhecido
28
Novembro de 2017 ( Terça-feira ) - Dia do Soldado Desconhecido
28
Novembro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia do Soldado Desconhecido
28
Novembro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia do Soldado Desconhecido
28
Novembro de 2020 ( Sábado ) - Dia do Soldado Desconhecido

Dia do Soldado Desconhecido

Dia do Soldado Desconhecido é comemorado em 28 de novembro. Embora muitas pessoas tenham ouvido falar no “Soldado Desconhecido” ou no “Túmulo do Soldado Desconhecido”, poucos sabem o que isto significa ou mesmo que o dia do Soldado Desconhecido tem uma data de comemoração, o dia 28 de novembro, quando aqueles que morreram e foram enterrados sem qualquer identificação, durante as guerras, podem ser lembrados.

O Túmulo do Soldado Desconhecido é o nome que se dá aos monumentos erigidos em honra de soldados mortos em tempos de guerra e que não tenham sido localizados ou que não possam ser identificados. Na sua grande maioria, são túmulos simbólicos, apenas representativos, para relembrar os soldados de uma nação que morreram defendendo a pátria. Alguns, no entanto, contém os restos mortais encontrados depois dos terríveis acontecimentos que motivaram suas mortes.

Como começou a tradição do Soldado Desconhecido

A tradição de homenagem ao Soldado Desconhecido teve início na Inglaterra, no final da Primeira Guerra Mundial, quando houve o enterro de um combatente desconhecido, e o fato aconteceu em nome de todos os exércitos britânicos, tendo sido o enterro feito na Abadia de Westminster, em 1920. O ato simbólico comoveu a opinião pública e muitos países passaram a seguir o exemplo do Reino unido.

Um dos mais famosos túmulos de Soldado Desconhecido, atualmente, está sob o Arco do Triunfo, em Paris, que foi construído em 1921 para honrar os mortos não identificados do conflito ocorrido anteriormente, a Primeira Guerra Mundial.

Para os norte-americanos, o memorial mais famoso é o do Soldado Desconhecido da Guerra Civil dos Estados Unidos, terminada em 1866, que se tronou um dos períodos mais sanguinolentos e controvertidos da história norte-americana.

O Túmulo do Soldado Desconhecido no Brasil

Com o propósito de honrar a memória dos combatentes mortos em batalha, dando sua vida pela pátria ou por um ideal, a ocorrência de mortes não identificadas durante uma guerra é bastante comum e mais comum ainda que muitos que tenham morrido em combate em terras estrangeiras não possam ser conduzidos ao seu país de origem para um enterro honroso.

O Brasil está entre os países que prestam homenagens a esses anônimos soldados, tendo criado, no Rio de Janeiro, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, que foi inaugurado em junho de 1960.

O monumento contém uma urna onde foram reunidos restos mortais de soldados não identificados, simbolizando os pracinhas que perderam a vida na Segunda Guerra, na Itália, quando foram lutar ao lado de americanos contra os alemães do Terceiro Reich de Hitler.

Entre nós, brasileiros, o dia de comemoração ao Soldado Desconhecido, representando todos os soldados que morreram na Força Expedicionária Brasileira, é o dia 2 de maio.

Os soldados brasileiros que lutaram e morreram na Itália, na época da Segunda Guerra, foram enterrados no Cemitério Militar Brasileiro de Pistóia, na Itália. Quando o Monumento Nacional foi construído, em 1960, os corpos foram trasladados para o Brasil e enterrados no monumento, onde se encontra atualmente uma pira, que fica permanentemente acesa em homenagem aos soldados perdidos em batalha.

Também em homenagem aos mortos, a embaixada brasileira em Roma hasteia diariamente uma bandeira nacional.

Nosso país é o único no mundo a possuir dois monumentos ao Soldado Desconhecido. Em 1967, na Itália, foram encontrados os restos mortais de um soldado da FEB, morto em batalha e não identificado. Seu túmulo foi declarado Monumento ao Soldado Desconhecido em terras italianas, dando-nos o privilégio de contar com um monumento também no local onde nossos soldados lutaram. 




Outras Datas Comemorativas

28
Fevereiro - Dia da Ressaca
21
Outubro - Dia do Contato
16
Maio - Dia do Gari

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!