Calendário 2017



Dia do Petróleo Brasileiro próximos anos




3
Outubro de 2016 ( Segunda-feira ) - Dia do Petróleo Brasileiro
3
Outubro de 2017 ( Terça-feira ) - Dia do Petróleo Brasileiro
3
Outubro de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia do Petróleo Brasileiro
3
Outubro de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia do Petróleo Brasileiro
3
Outubro de 2020 ( Sábado ) - Dia do Petróleo Brasileiro

O Dia do Petróleo Brasileiro é comemorado no dia 3 de outubro, data escolhida para lembrar a instituição da Petrobrás, em 1953. 

O mundo comemora o Dia Mundial do Petróleo em 29 de setembro, uma data destinada a lembrar a importância de um dos minerais mais importantes para o desenvolvimento tecnológico da humanidade entre o final do século XIX e o início do século XX.

A Petrobrás foi criada pela lei n° 2004/1953, promulgada por Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, que assumiu o monopólio pela exploração, pela produção, pelo refino, além da importação e distribuição do petróleo. Sua atividades iniciais foram realizadas a partir do acervo recebido do Conselho Nacional do Petróleo, criado em 1938.

A importância do petróleo para o mundo

O petróleo é conhecido como “ouro negro”, sendo um óleo natural, formado no interior das rochas sedimentares, como decomposição de compostos orgânicos de animais e plantas, ao longo de milhões de anos.

Embora conhecido e usado há milênios, principalmente no Oriente Médio, o petróleo apenas foi descoberto como fonte de energia em 1859, por Edwin Drake, nos Estados Unidos. Drake era um maquinista aposentado e procurava algum mineral que pudesse substituir o óleo de baleia, então usado para iluminação.

O petróleo é um recurso não renovável, ou seja, possui um limite, caminhando para seu esgotamento no futuro, o que faz com que muitos pesquisadores procurem por fontes alternativas de energia, que sejam renováveis para o futuro.

Atualmente, o país que mais produz petróleo no mundo é a Arábia Saudita, além de outros países do Oriente Médio e de outras regiões no mundo, como a Sibéria, o Golfo do México e o Brasil.

A importância da Petrobras para o Brasil

A Petrobras , Petróleo Brasileiro S/A, é uma empresa de economia mista, tendo como acionista majoritário o governo brasileiro. Com sede no Rio de Janeiro, a empresa opera atualmente em 25 países no segmento de energia, principalmente voltada para a exploração de novas fontes.

Até 1997, a Petrobras monopolizava a indústria petrolífera no Brasil, abrindo espaço, a partir desse ano, para parcerias e joint ventures, embora continue sendo a mais importante produtora brasileira, com produção diária de mais de 2 milhões de barris, ou 320 mil metros cúbicos.

Hoje, a Petrobras é uma multinacional, sendo proprietária de refinarias, de petroleiros, de sondas de perfuração e sendo uma das maiores distribuidoras de derivados de petróleo, considerada uma líder mundial no desenvolvimento de tecnologia avançada para exploração de petróleo em águas profundas, como é o caso do pré-sal.

Em 2011, a Petrobras ocupava o 5° lugar na classificação das maiores petroleiras de capital aberto no mundo, tendo sido a segunda maior empresa em valor de mercado no continente americano e a quarta maior do mundo em 2010.

Em virtude de situação política alheia aos interesses, no entanto, a Petrobras teve prejuízo em 2014 e em 2015, em decorrência de fatores relacionados às baixas nos campos de petróleo e da operação Lava-Jato.

O novo direcionamento imposto pelo governo à Petrobras, contudo, está trazendo novamente a empresa aos níveis anteriormente ocupados, prevendo-se que, nos próximos anos, consiga pagar a dívida contraída e comece novamente a gerar lucros. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!