Calendário 2018



Dia do Pescador próximos anos




29
Junho de 2016 ( Quarta-feira ) - Dia do Pescador
29
Junho de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia do Pescador
29
Junho de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia do Pescador
29
Junho de 2019 ( Sábado ) - Dia do Pescador
29
Junho de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia do Pescador

O Dia do Pescador é comemorado no dia 29 de Junho, que é todo aquele que tem na atividade da pesca o seu sustento, seja para venda ou mesmo consumo próprio de peixes.

Origem do Dia do Pescador

A origem da data de 29 de Junho como o Dia do Pescador está na tradição cristã da celebração do Dia de São Pedro, que é considerado o santo protetor e padroeiro dos pescadores, lembrando que Pedro, enquanto era apóstolo de Jesus, era pescador de profissão.

Mercado de Trabalho

Considerando que o Brasil é um país que possui uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, a atividade da pesca é muito importante na economia e no sustento de diversas famílias, assim ao longo dos anos a busca pela profissionalização e aperfeiçoamento tem crescido.

Diversos cursos de formação em técnicas de pescaria passaram a serem oferecidos por instituições de ensino, que também buscam aprimorar o conhecimento do cidadão na área de agricultura, fazendo com que em épocas onde a pescaria não for suficiente para o sustento, ele tenha outros recursos para obter seu sustento.

No Brasil estimam-se que haja quase 850 mil pescadores, segundo dados de 2012.

Um outro grande desafio para os pescadores é a distribuição do que é pescado, pois com o aumento da concorrência de países que distribuem peixe para todo o mundo, existe uma necessidade de modernização da nossa distribuição interna, considerando todos os impactos de transporte do peixe, que é dificultado por ser muito perecível.

Incentivo a atividade de pesca

A atividade de pesca é legalizada e possui incentivos do governo, sendo que existem órgãos do governo tanto para fiscalizar a atividade, quanto para auxiliar os pescadores em suas atividades. Existem ainda subsídios do governo para o aumento da atividade de pesca, com possíveis desonerações e liberações de empréstimos com juros menores para o crescimento da atividade.

História de Pescador

Os pescadores são muito conhecidos não somente pela sua atividade principal, mas também por serem bons contadores de história. Muitas pessoas quando não acreditam em determinada história ou a consideram exagerada costumam chama-la de história de pescador.  




Outras Datas Comemorativas

7
Janeiro - Dia do Leitor
4
Outubro - Dia da Natureza
27
Fevereiro - Dia de Santo Leandro
22
Abril - Dia de São Sotero
11
Março - Dia Mundial do Rim
18
Abril - Dia do Espírita
12
Fevereiro - Dia do Orgulho Ateu

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!