Calendário 2017



Dia do Pedreiro próximos anos




13
Dezembro de 2016 ( Terça-feira ) - Dia do Pedreiro
13
Dezembro de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia do Pedreiro
13
Dezembro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia do Pedreiro
13
Dezembro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia do Pedreiro
13
Dezembro de 2020 ( Domingo ) - Dia do Pedreiro

O Dia do Pedreiro é comemorado no Brasil em dia 13 de dezembro. A data é lembrada para homenagear a profissão das mais antigas da história da humanidade, uma profissão que existe desde que os primitivos seres humanos saíram das cavernas e começaram a edificar construções rústicas, começando pela própria casa e criando, com o tempo, pequenas vilas, que se transformaram em cidades, tornando o pedreiro um profissional especializado para o trabalho com construções de pedras e tijolos.

A profissão de pedreiro é universal, existindo em todas as culturas e civilizações e tornando-se o principal artífice para o surgimento das cidades e monumentos que permeiam a história da humanidade. Até mesmo na Bíblia há diversas passagens lembrando a profissão de pedreiro, com a construção do templo de Salomão e as atividades dos hebreus no Egito, ou mesmo no Novo Testamento, quando é lembrado que o apóstolo Paulo era um fabricante de tendas, ou casas.

Pedreiro, profissional essencial para a história humana

O pedreiro é o profissional que utiliza técnicas de soerguimento de paredes, revestimentos com argamassas, alvenarias e demais derivados, assentando pisos, azulejos e manipulando toda espécie de materiais necessários à construção de uma casa ou um edifício.

No Brasil, o presidente Juscelino Kubitscheck determinou a instalação de um monumento, em Brasília, em homenagem aos pedreiros que ajudaram a construir a capital do Brasil, para que todos pudessem se lembrar da importância da profissão de pedreiro para o desenvolvimento nacional.

O pedreiro sempre foi de importância fundamental para qualquer cultura. Prova disso é a presença de um grupo de pedreiros portugueses, na comitiva de Tomé de Souza, governador geral do Brasil, que aqui chegou em 1549 com ordens expressas do rei de Portugal para construir a primeira fortaleza de pedra e de cal em Salvador e, no Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional mantém um documento de 1573, atestando que o mais antigo pedreiro da cidade era João Ribeiro.

O pedreiro pode ser um profissional avulso ou contratado por uma empresa, atuando nas áreas de construção civil em obras privadas e públicas, executando alvenarias externas ou internas, edificando estruturas de edifícios, revestindo paredes e utilizando ferramentas apropriadas como colher de pedreiro, régua, pá, fio de prumo, e esquadro, além de equipamentos como betoneira, por exemplo.

A profissão tende a ser valorizada com o desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias, fazendo com que o pedreiro tenha necessidade de se atualizar para usar os materais de maneira adequada, além de saber interpretar desenhos e especificações técnicas, verificar a qualidade do trabalho executado, analisar plano de execuções de acordo com os projetos e controlar a qualidade do desenvolvimento da construção.

Grande parte dos profissionais envolvidos na profissão de pedreiro a assumem por não ter alternativas, agindo como um profissional braçal. A especialização, contudo, é o caminho para o reconhecimento desse profissional que atua num dos mais importantes segmentos de qualquer sociedade, a construção civil. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Pedreiro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Pedreiro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Pedreiro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!