Calendário 2017



Dia do Orientador Educacional próximos anos




4
Dezembro de 2016 ( Domingo ) - Dia do Orientador Educacional
4
Dezembro de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia do Orientador Educacional
4
Dezembro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia do Orientador Educacional
4
Dezembro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia do Orientador Educacional
4
Dezembro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia do Orientador Educacional

Dia do Orientador Educacional

O Dia do Orientador Educacional é comemorado anualmente em 4 de dezembro, homenageando o profissional que presta assistência ao aluno durante sua aprendizagem na escola, procurando dar-lhe o melhor encaminhamento vocacional.

O orientador educacional é subordinado à direção e à supervisão pedagógica da escola, empregando métodos pedagógicos e psicológicos para orientar os alunos, devendo ser formado com curso superior em Pedagogia.

A orientação educacional deve voltar-se para o comprometimento do aluno com os seus professores, com o currículo escolar e com a escola em geral, mantendo um nível educacional que possa definir os rumos de cada aluno para sua vida futura.

Como profissão, a orientação educacional teve seu início no final do século XIX e, no Brasil, apenas na década de 1930, muito embora o termo orientação tenha origem muito mais antiga ao considerarmos que o orientador ou conselheiro é uma figura presente em todas as culturas, sempre buscando dar o apoio necessário às pessoas para que tomem as melhores decisões.

Embora não houvesse, nos tempos antigos, uma visão pedagógica e interdisciplinar, como acontece hoje, havia na orientação uma preocupação com os alunos como pessoas, como indivíduos. Dessa maneira, o que podemos entender é que a orientação surgiu na história da civilização através da orientação vocacional e profissional.

Platão, o filósofo grego, é considerado o grande patrono da orientação educacional, principalmente por ter concebido uma escola em que os mais aptos é que teriam a função de liderança, enquanto que os menos aptos estavam a eles subordinados, principalmente com relação ao aprendizado.

A orientação educacional na atualidade

Nos tempos mais recentes, muitas ocorrências influenciaram a introdução de um orientador educacional nas escolas. Um desses acontecimentos foi o movimento em prol da saúde mental, procurando saber se as crianças estavam com a mentalidade sadia e pronta para receber conhecimentos.

Freud, com o movimento da psicanálise, defendia o movimento psicopedagógico, buscando manter uma escola democrática, que pudesse ser frequentada por crianças de todas as classes sociais.

A partir daí, com o surgimento da psicometria, houve a possibilidade de conhecer as diferenças individuais, surgindo na educação a orientação vocacional. Assim, o orientador educacional tornou-se uma figura de especial importância para a educação e para a orientação não só educacional, mas também vocacional dos alunos de uma escola, procurando, com isso, o maior aproveitamento possível da potencialidade de cada um. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Orientador Educacional
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Orientador Educacional
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

13
Maio - Dia do Automóvel
7
Fevereiro - Dia do Gráfico
9
Dezembro - Dia do Fonoaudiólogo
13
Abril - Dia do Office-Boy
28
Março - Dia do Revisor

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!