Calendário 2017



Dia do Ótico próximos anos




13
Dezembro de 2016 ( Terça-feira ) - Dia do Ótico
13
Dezembro de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia do Ótico
13
Dezembro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia do Ótico
13
Dezembro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia do Ótico
13
Dezembro de 2020 ( Domingo ) - Dia do Ótico

O Dia do Ótico tem sua comemoração anual em 13 de dezembro. O dia foi escolhido por ser também, no calendário litúrgico católico, o Dia de Santa Luzia, protetora dos problemas visuais e dos cegos e, em virtude disso, também protetora dos óticos, os profissionais que cuidam da visão, da produção de óculos e lentes de contato e da comercialização e atendimento aos pacientes que precisam de óculos.

O ótico é o profissional responsável por manufaturar e atender as receitas dos oftalmologistas. Desta forma, não podemos confundir os dois profissionais. Enquanto o segundo é responsável pelo diagnóstico dos problemas visuais, o primeiro é aquele que tem sob sua responsabilidade fabricar as lentes de acordo com a prescrição médica.

O ótico, em sua profissão, é capacitado também para avaliar a visão, além de atuar em laboratórios de surfaçagem, isto é, a lapidação da lente para atender às receitas, além de também fazer a montagem, como consultor ótico, em centros de adaptação de lentes de contato ou atuando como representante comercial de empresas desse segmento.

Para a clientela, no entanto, é apenas o profissional que consegue indicar os óculos que mais se adaptem ao formato do rosto, tornando-se praticamente um consultor de visual para os clientes.

A profissão, no entanto, é uma das mais solicitadas pelo mercado de trabalho, uma vez que, em virtude das condições de trabalho e das exigências naturais da tecnologia, o ser humano cada vez mais precisa de complemento para apoiar a qualidade de sua visão. A carreira de ótico, desta forma, torna-se uma carreira promissora, com mercado sempre carente.

No Dia do Ótico, a homenagem a Santa Luzia

As crônicas da Igreja Católica sobre seus santos contam que Luzia, uma jovem que nasceu no ano 280 depois de Cristo, em Siracusa, recebeu de sua família uma formação estritamente cristã, tendo feito votos para viver em virgindade por toda a vida.

Quando seu pai morreu, sua mãe exigiu que se casasse com um jovem, também de família nobre, porém ainda não cristão. Luzia, que não queria romper seus votos, não desejando abdicar de sua condição de cristã, vendeu tudo o que tinha e doou aos pobres, tentando se refugiar num convento.

Ao saber disso, o jovem com quem deveria se casar a denunciou como cristã, e Luzia teve de enfrentar as autoridades, enfrentando a decapitação no ano de 303.

A devoção a Santa Luzia vem desde os primórdios da Igreja Católica e seu nome é comumente ligado à Luz, pois Luzia deriva de Lux, ou luz. Desde sua morte ela foi venerada e no século VI depois de Cristo, o papa Gregório Magno a inclui nos cânones da igreja, uma vez que a ela sempre eram atribuídos milagres, principalmente em casos de doenças nos olhos e cegueira.

Os estudiosos da religião católica consideram que, tendo seu nome ligado à luz, Luzia representa o elemento indissolúvel, não se relacionando somente com a visão, mas também com a capacidade de captar a realidade espiritual. Na Divina Comédia, Dante Alighieri cita Santa Luzia com a função de graça iluminadora, uma vez que, segundo conta a história, ele também era seu devoto, devendo a ela a cura de um problema de visão que tivera na juventude. 




Outras Datas Comemorativas

21
Setembro - Dia de São Mateus
28
Julho - Dia do Agricultor
1
Novembro - Dia de Todos os Santos
13
Setembro - Dia do Agrônomo
29
Junho - Dia do Papa

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!