Calendário 2017



Dia do Nascituro próximos anos




8
Outubro de 2016 ( Sábado ) - Dia do Nascituro
8
Outubro de 2017 ( Domingo ) - Dia do Nascituro
8
Outubro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia do Nascituro
8
Outubro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia do Nascituro
8
Outubro de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia do Nascituro

O Dia do Nascituro é comemorado no dia 8 de outubro.

A vida, delicada e frágil como é, precisa de muita atenção e cuidados. Quando um bebê ainda não nasceu, ele é considerado um nascituro (palavra que vem do latim nascituru, que significa “aquele que há de nascer”).

O Dia do Nascituro existe para que a vida dos bebês desejados por suas famílias - e também a vida da mãe - seja cuidada e preservada. Como o Brasil ainda é um país que não goza das melhores condições de saúde pública, o acesso das mães ao atendimento gratuito de saúde não funciona como deveria, prejudicando a saúde de ambos (bebê e mãe) durante o período de gestação que deveria ser de tranquilidade e aprendizado.

Por conta disso, é muito normal que, as que não têm dinheiro para pagar tratamento particular, acabem sendo prejudicadas, não recebendo o tratamento e acompanhamento médico adequado ao qual têm direitos. Isso acarreta muitas coisas e uma delas é ter a saúde do bebê prejudicada.

O dia do nascituro é celebrado principalmente por instituições religiosas católicas, que são contra a prática do aborto em qualquer instância. Por isso, o dia do nascituro serve para que elas propaguem seus ideais e discutam temas relacionados à saúde da criança em questão também. A Igreja, inclusive, realiza semanas de palestras e discussões acerca do tema quase todos os anos, sendo uma data fixa no calendário da CNBB.

Campanhas que preservem a saúde do bebê que é desejado pela família e estimulem a melhora da saúde pública e do acompanhamento pré-natal também são importantes e podem acabar ocorrendo em paralelo ao dia do Nascituro.

A luta pela vida não acaba quando a criança nasce

É muito importante ter em mente que, tão importante quanto lutar pela vida do bebê na barriga da mãe que o deseja, é lutar para que as crianças, após nascidas, tenham seus direitos garantidos.

Muitas vezes, após o nascimento, a criança é abandonada em orfanatos ou simplesmente é delegada aos cuidados de uma família que não tem condições de cuidar dela ou sustentá-la dignamente.

Por isso, juntamente com o dia do Nascituro, deveria existir também um dia que lute pela saúde e bem estar das crianças depois que elas vêm ao mundo. Ser pró-vida deveria significar muito mais do que ser apenas contra o ato do aborto, uma vez que a vida daquela criança, ao não cessar num aborto, irá continuar por muito tempo e deve ter seus direitos garantidos: uma família que a ame e cuide dela, alimentação e saúde são apenas alguns deles.

Garantir a saúde da mãe durante a gestação também é de extrema importância, uma vez que a saúde dela acaba sendo a saúde do bebê por nove meses. Uma gravidez tranquila e digna é direito de toda a mulher, assim como a licença maternidade que vem depois do parto, para que ela possa cuidar de seu filho em seus primeiros meses de vida. Lutar por esses direitos maternos também é ser pró-vida: uma mãe saudável significa um bebê saudável e feliz. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!