Calendário 2017



Dia do Hino Nacional Brasileiro próximos anos




13
Abril de 2016 ( Quarta-feira ) - Dia do Hino Nacional Brasileiro
13
Abril de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia do Hino Nacional Brasileiro
13
Abril de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia do Hino Nacional Brasileiro
13
Abril de 2019 ( Sábado ) - Dia do Hino Nacional Brasileiro
13
Abril de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia do Hino Nacional Brasileiro

Dia do Hino Nacional Brasileiro

O Dia do Hino Nacional Brasileiro é comemorado no dia 13 de Abril.

Tido como um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, o Hino Nacional possui letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva.

Costuma ser executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, assim como também ao Supremos Tribunal Federal e o Congresso Nacional. A abertura de sessões cívicas e eventos esportivos internacionais também costumam realizar a reprodução do Hino Nacional. 

O processo de escolha do Hino Nacional Brasileiro foi demorado e difícil, uma vez que o governo de Dom Pedro I enfrentava uma grande crise institucional e forte pressão contra a submissão na época imposta por Portugal.

Quando foi composto o Hino Nacional Brasileiro?

A música do Hino Nacional Brasileiro foi composta por Francisco Manuel da Silva em 1822, para celebrar a independência do Brasil, chamada anteriormente de Marcha Triunfal, que tornou-se popular após a adesão no dia 13 de Abril de 1831, em que a população comemorou a abdicação do Imperador Dom Pedro I cantando esse Hino, ainda com a primeira letra composta por Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva.

Durante o Império de Dom Pedro II, o Hino Nacional Brasileiro era executado sem a letra, apenas a música.

Com a Proclamação da República em 1889, foi feito um concurso para escolher um novo hino nacional brasileiro, sendo escolhida a versão de Leopoldo Miguez, porém como a população não gostou da nova versão, o então presidente Marechal Deodoro da Fonseca decidiu manter o hino anterior, fazendo da versão de Leopoldo o Hino da Proclamação da República.

Em que ano foi escrito o Hino Nacional Brasileiro?

Em 1906 foi realizado um novo concurso para que fosse escolhida uma letra que se adaptasse ao hino, sendo o poema escrito pelo jornalista Joaquim Osório Duque Estrada, escolhido por ser o que mais trazia a identidade do Brasil à época, oficializado em 1922 como a letra do Hino Nacional Brasileiro que continua até os dias de hoje, mantendo-se a celebração do Dia do Hino Nacional no mês de abril.

Atividades Dia do Hino Nacional Brasileiro

Algumas atividades são sugeridas para comemorar esse dia, principalmente para estudantes que estão aprendendo sobre o Hino Nacional Brasileiro, como por exemplo: ler e cantar o Hino Nacional Brasileiro e depois identificar as palavras mais difíceis e seus significados; anotar essas palavras e buscar seus sinônimos; montar desenhos que ilustrem cada parte da letra do Hino Nacional Brasileiro para facilitar a compreensão por crianças menores. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Hino Nacional Brasileiro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!