Calendário 2018



Dia do Goleiro próximos anos




26
Abril de 2016 ( Terça-feira ) - Dia do Goleiro
26
Abril de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia do Goleiro
26
Abril de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia do Goleiro
26
Abril de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia do Goleiro
26
Abril de 2020 ( Domingo ) - Dia do Goleiro

O Dia do Goleiro celebra-se, no Brasil, no dia 26 de abril.

Quando fala-se em goleiro (também chamado de guarda-redes), logo pensa-se apenas no futebol, mas cabe lembrar que o goleiro é importantíssimo em outros esportes, como, por exemplo, no futsal, handebol, polo aquático, e outros.

O goleiro é um atleta, de posição única e que possui grande responsabilidade durante o jogo e, por isso, precisar estar concentrado o tempo inteiro. Esse atleta tem como função evitar que o time adversário marque pontos (gols). Sua função é diferente de todo o restante do time, já que a intenção é marcar gols no goleiro adversário.

O goleiro pode ser visto como herói ou vilão, ou ambos no mesmo jogo. Como ser humano, está propenso a cometer falhas – vilão – ao mesmo tempo que pode fazer defesas um tanto milagrosas – herói.

Diferentemente de seus colegas de time, o goleiro pode utilizar qualquer parte do corpo – em uma área limitada – para defender-se contra as tentativas de gols adversários.

Diz-se que um grande time começa com um grande goleiro. Quem inventou essa frase não errou. Ter um goleiro confiante diante do gol faz com que todo o time se mantenha focado em seus próprios objetivos. Ter um bom goleiro é fundamental para as vitórias!

Uniforme e dicas para goleiros

Com coragem e determinação, um goleiro precisa estar ciente de suas responsabilidades e regras, para que não realize erro algum que pode atrapalhar toda a sua carreira!

Um goleiro precisa estar uniformizado de forma correta, com:

· Luvas: indispensáveis, pois protegem machucados e qualquer desconforto. Além disso, as luvas podem fornecer maior aderência para praticar melhores defesas.

· Chuteiras: um bom par para melhor tração com o solo. Na área do goleiro não cresce grama, justamente por causa das chuteiras.

· Roupas: camisa, calça e bermuda devem possuir suportes acolchoados para maior conforto.

· Joelheiras e cotoveleiras: depende o goleiro, são itens opcionais.

O goleiro tem permissão de permanecer na partida munido de um boné, principalmente durante partidas que estão sob sol forte.

Algumas dicas importantes para goleiros são voltadas para um excelente reflexo, tempo de reação aos movimentos do jogo, possuir braços fortes para defender o gol e também para arremessar a bola. Um bom goleiro não pode esquecer da comunicação com seus companheiros de time!

Origem do Dia do Goleiro

Foi em 1975 que a iniciativa de criar o Dia do Goleiro surgiu. A ideia foi iniciada por dois professores, Reginaldo Pontes Bielinski e Raul Carlesso, capitão e tenente, respectivamente, da Escola de Educação Física do Exército, localizada no Rio de Janeiro. A celebração de 26 de abril como Dia do Goleiro foi motivada para homenagear um dos mais consagrados goleiros da história do futebol brasileiro: Aílton Corrêa Arruda, mas extremamente conhecido como “Manga”.

Previamente, o Dia do Goleiro iria ser comemorado em 14 de abril, no entanto, foi alterado para 26 de abril para homenagear Manga.

O goleiro Manga nasceu em 26 de abril de 1937, trabalhando e defendendo diversos times brasileiros: Grêmio, Internacional, Sport, Botafogo e Coritiba, entre outros clubes. E claro, também defendeu a Seleção Brasileira – tanto em Copas do Mundo como amistosos internacionais.

Para curiosidade, Raul Carlesso foi preparador físico da Seleção Brasileira na época da Copa do Mundo de 1974 e também realizou a preparação de diversos goleiros do país. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Goleiro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Goleiro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Goleiro
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!