Calendário 2017



Dia do Geógrafo próximos anos




29
Maio de 2016 ( Domingo ) - Dia do Geógrafo
29
Maio de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia do Geógrafo
29
Maio de 2018 ( Terça-feira ) - Dia do Geógrafo
29
Maio de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia do Geógrafo
29
Maio de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia do Geógrafo

Dia do Geógrafo é comemorado no dia 29 de maio.

A geografia é a ciência que estuda os fenômenos naturais e humanos, considerando suas relações reciprocas, uma vez que são ambos aspectos da superfície terrestre. A geografia se relaciona com diversos outros campos de conhecimento para obtenção de informações, como por exemplo a matemática, física, química, biologia, antropologia e biologia.

O geógrafo é aquele profissional formado em geografia. Ele é responsável pelo estudo, analise e compreensão da lógica de produção e transformação do espaço humanizado. Ele também estuda a relação do homem com o meio natural e aborda tanto a sociedade quanto a natureza.

O Dia do Geógrafo foi estabelecido no Brasil em 1936. A escolha pelo dia 29 de maio se deu uma vez que foi a data da inauguração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Importância do geógrafo

A geografia foi importante para o homem desde os primórdios da humanidade, quando ele precisava de água e abrigo. Hoje em dia, essa ciência se expandiu e o trabalho do profissional geógrafo é de grande abrangência. Ele pode atuar em inúmeros campos de conhecimento, como por exemplo, economia, urbanismo, biologia, sociologia e muitos outros. A geografia é uma ciência horizontal, por isso aborda diversos conhecimentos a partir de uma categoria própria, ou seja, o espaço geográfico, por isso pode se relacionar às mais diversas áreas de atuação.

A função mais importante do geografo é compreender as manifestações socioespaciais, estudar sobre técnicas e ações humanas e sua influência no espaço, território e regiões e a forma como esses lugares se transformam com o passar do tempo.

Áreas de atuação do geógrafo

Um geógrafo pode atuar em diversas áreas, vamos citar algumas delas:

· Geografia urbana: essa área estuda relações sociais no espaço das cidades, analisa processos de transformação de lugares, regiões e paisagens.

· Geografia agrária: essa área realiza estudos sobre o meio rural, sobre condições naturais favoráveis ao uso de determinada técnica agrícola ou pecuária em seu meio.

· Geopolítica: essa área estuda o comportamento do Estado frente ao poder e domínio de determinado território.

· Demografia: estuda a dinâmica populacional, envolve saldo de crescimento e índices de migração de forma local e global.

· Geografia econômica: estuda as transformações exercidas no meio pelas atividades econômicas, como indústria, comercio e agricultura.

· Geografia cultural: estuda as culturas, compreende suas distribuições e a forma como elas modificam e são modificadas ao longo do tempo.

· Geografia da religião: estuda as transformações no mundo através da religião, estuda relações entre o espaço sagrado e o profano e a pratica das mais diversas religiões.

· Climatologia: estuda a atmosfera e as transformações ocorridas ao longo do tempo.

· Hidrografia: estuda os recursos hídricos, cursos d’água e bacias de drenagem.  



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Geógrafo
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Geógrafo
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!