Calendário 2017



Dia do Fonoaudiólogo próximos anos




9
Dezembro de 2016 ( Sexta-feira ) - Dia do Fonoaudiólogo
9
Dezembro de 2017 ( Sábado ) - Dia do Fonoaudiólogo
9
Dezembro de 2018 ( Domingo ) - Dia do Fonoaudiólogo
9
Dezembro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia do Fonoaudiólogo
9
Dezembro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia do Fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo é o profissional que estuda as funções neurovegetativas e a comunicação humana. Ele atua na prevenção e no tratamento de problemas e distúrbios deste tipo de função neurológica.

Possui conhecimento para aperfeiçoar o funcionamento das funções auditivas, da função cognitiva, e também na linguagem oral, utilizando técnicas para que os indíviduos consigam ter mais fluência ou melhorar a sua fala.

Dia do Fonoaudiólogo

Dentro das datas comemorativas do ramo da medicina, no dia 9 de Dezembro é celebrado o Dia do fonoaudiólogo, que é o profissional do ramo da fonoaudiologia.

A origem do Dia do Fonoaudiólogo está ligada ao reconhecimento da profissão de fonoaudiólogo, no Brasil ocorrida em 9 de Dezembro de 1981, através do decreto de lei n° 6.965, que também criou o conselho federal e os conselhos regionais de fonoaudiologia.

A fonoaudiologia é uma área da medicina que cuida da comunicação humana, e o profissional fonoaudiólogo trata pessoas de todas as idades, que tenham algum distúrbio na fala e na comunicação, também podendo atuar auxiliando aquelas pessoas que tem a voz como meio de vida, como professores, cantores, locutores, entre outros. O objetivo principal do fonoaudiólogo é que as pessoas possam se comunicar de forma mais clara.

Área de Atuação

A profissão de fonoaudiólogo tem um amplo campo de atuação, realizando atividades de prevenção, diagnóstico e tratamentos, que podem ser desenvolvidas não somente em consultórios, mas também em escolas, empresas, teatros e em outras instituições que necessitam de profissional qualificado quando se refere a comunicação.

Dentre os campos de atuação da fonoaudiologia existe a audiologia, que se dedica a audição. Alguns exemplos de exames de prevenção e diagnóstico desta área são: audiometria, exames otoneurológicos, exame de processamento auditivo, entre outros. Destaca-se que em muitas empresas, principalmente indústrias, onde o trabalhador é submetido a altos ruídos constantemente, o trabalho do fonoaudiólogo é fundamental para prevenir lesões e realizar exames periódicos previstos em lei.

A voz é outro ramo de atuação da fonoaudiologia, que permite a pessoa realizar exercícios das cordas vocais, respiração, higiene e outras técnicas que ajudam a melhorar a expressão através da voz. Essas técnicas são fundamentais para aqueles que necessitam utilizar a voz de maneira constante como: artistas, advogados, professores, melhorando o padrão e prevenindo futuros problemas.

Já na linguagem a responsabilidade do fonoaudiólogo está na identificação de possíveis alterações no desenvolvimento da linguagem, seja por problemas relacionados à deficiência ou mesmo por problemas psicológicos ou neurológicos. O profissional de fonoaudiologia realiza o processo de reabilitação do paciente através dos tratamentos adequados, que envolvem terapias em consultório e acompanhamento psicológico.

Outro campo de atuação é na motricidade orofacial que consiste na musculatura da boca e língua, onde o fonoaudiólogo realiza tratamentos de correção na sucção, mastigação, respiração, deglutição e fala.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de fonoaudiologia é bastante diversificado. Existem diversas oportunidades que estão surgindo nessa área como, por exemplo: obrigatoriedade de acompanhamento periódico de funcionários expostos a ruído constantemente; aumento no número de profissionais que utilizam a voz como matéria-prima do trabalho; exigência de profissionais que saibam se comunicar de forma eficiente; pais e escolas que estão mais preocupados com o desenvolvimento das crianças, entre outros.

Dentre as patologias que são tratadas por um fonoaudiólogo podemos citar: atrasos no desenvolvimento da linguagem, troca de letras na escrita, dificuldade no aprendizado de leitura e escrita, gagueira, problemas ao falar em público, língua presa, rouquidão, entre outros.

Mensagens para o Dia do Fonoaudiólogo

“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte”

Johann Wolfgang von Goethe

 

“Ser fonoaudiólogo é levar um som no mundo do silêncio”

 

O Dia do Fonoaudiólogo é comemorado em 9 de dezembro em todo o Brasil, para celebrar estes importantes profissionais. Não deixe de mandar uma mensagem no face para eles. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Fonoaudiólogo
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Fonoaudiólogo
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Fonoaudiólogo
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

7
Fevereiro - Dia do Gráfico
19
Abril - Dia do Índio
8
Maio - Dia da Vitória
23
Dezembro - Dia do Vizinho
13
Agosto - Dia dos Pais
5
Junho - Dia da Ecologia

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!