Calendário 2020



Dia do Físico próximos anos




19
Maio de 2018 ( Sábado ) - Dia do Físico
19
Maio de 2019 ( Domingo ) - Dia do Físico
19
Maio de 2020 ( Terça-feira ) - Dia do Físico
19
Maio de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia do Físico
19
Maio de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia do Físico

O Dia do Físico é comemorado no dia 19 de maio, uma homenagem aos profissionais que se dedicam aos estudos das ações, dos processos e das leis de regem o Universo.

É graças aos estudos da Física que temos à disposição atualmente as facilidades da vida moderna, desde a eletricidade, que é aplicada a motores, que possibilitou a criação da geladeira, que desenvolveu a eletroeletrônica e nos deixa disponíveis os aparelhos celulares, os computadores, os aviões, etc.

O dia 19 de maio foi instituído como Dia do Físico pela ONU – Organização das Nações Unidas em 2005, considerado o Ano Internacional da Física em homenagem ao centenário do maior físico da história da humanidade, Albert Einstein. O ano de 2005 é considerado o centenário do Ano Miraculoso de Einstein.

O que é a Física?

A Física é uma parte das ciências naturais que envolvem os estudos sobre a matéria e seu movimento através do espaço e do tempo, utilizando os conceitos de força e energia, que estão relacionados aos movimentos, no Universo conhecido.

Desta maneira, a Física é uma análise geral da Natureza, fazendo com que o homem compreenda como é o comportamento do Universo. Trata-se de uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, proveniente dos primeiros estudos sobre a astronomia.

Hoje, a Física é uma parte das ciências naturais, juntamente com a Química e a Biologia, desvendando os mistérios que nos cercam e nos esclarecendo sobre a vida e o Universo.

Albert Einstein, o maior físico da história

Albert Einstein, um dos maiores físicos da história da humanidade, publicou, em 1905, os artigos relacionados à Teoria da Relatividade, um estudo que revolucionou o conhecimento humano. A escolha do dia 19 de maio, ou 19-05, pode ser uma referência a esse ano.

Algumas pessoas também se referem à escolha do dia 19 de maio como o aniversário do físico holandês Abraham Pais, que foi o biógrafo de Niels Bohr, de quem era assistente, e de Albert Einstein. No entanto, a data pode ter sido apenas uma escolha aleatória.

Independente do motivo da escolha, é importante destacar a importância dos estudos da Física para a evolução humana. Sem a Física, estaríamos longe de conhecer tudo o que nos cerca, não poderíamos sequer entender o solo onde pisamos, não teríamos explicações para os fenômenos naturais e nem imaginaríamos a própria ficção científica, que se baseia em conceitos que ainda não dominamos.

Os artigos de Einstein sobre a Teoria da Relatividade

O Dia do Físico foi instituído para comemorar os 5 artigos publicados por Einstein em 1905:

1.“Sobre um ponto de vista heurístico concernente à geração e transformação da luz”;

2.“Sobre uma nova determinação das dimensões moleculares”;

3.“Sobre o movimento de partículas suspensas em fluídos em repouso, como postulado pela teoria molecular do calor”;

4.“Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento”;

5.“A inércia de um corpo depende da sua energia?”

Nesses artigos Einstein se referiu pela primeira vez à Teoria Geral da Relatividade. No primeiro deles, o físico descreve o Efeito Fotoelétrico de forma original, baseando-se no conceito de quantum de Max Planck.

O primeiro artigo de Albert Einstein foi o responsável pelo prêmio Nobel de Física em 1921.

O segundo artigo é um dos mais citados nos trabalhos científicos elaborados na época, tendo sido aceito como tese de doutoramento na Universidade de Zurique.

No terceiro artigo, Einstein tratado Movimento Browniano, sendo também bastante conhecido e importante para o desenvolvimento da Teoria da Relatividade.

O quarto artigo, por sua vez, é a semente dessa teoria desenvolvida por Einstein, que ficou confirmada apenas muitas décadas depois.

Finalmente, no quinto artigo, Einstein apresenta a mais famosa equação da Física, E = m . c2.

Foi por conta desses artigos que 1905 ficou conhecido como o segundo Ano Miraculoso da Física. O primeiro ano foi considerado 1666, quando Sir Isaac Newton teve sua grande produção, publicando a sua obra mais importante, a “Lei da Gravitação universal”, primeira teoria da física a descrever a atração gravitacional entre os corpos dotados de massa, apresentando também ideias sobre Mecânica, Ótica e, ainda, a versão de Newton sobre o Cálculo Diferencial e Integral, uma ferramenta que ele próprio inventou para discorrer sobre suas ideias, uma vez que a matemática da época não possuía as noções adequadas.

O Dia do Físico, portanto, é uma homenagem às grandes inteligências que nos deram condições de viver num mundo onde a tecnologia existente é o meio para nos livrar da falta de conhecimento. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!