Calendário 2017



Dia do Estudante próximos anos




11
Agosto de 2016 ( Quinta-feira ) - Dia do Estudante
11
Agosto de 2017 ( Sexta-feira ) - Dia do Estudante
11
Agosto de 2018 ( Sábado ) - Dia do Estudante
11
Agosto de 2019 ( Domingo ) - Dia do Estudante
11
Agosto de 2020 ( Terça-feira ) - Dia do Estudante

O Dia do Estudante é festejado no dia 11 de agosto, e foi criado em 1927, como uma forma de homenagem ao centenário da fundação dos primeiros cursos de ciências jurídicas no Brasil, em 1827. O responsável pela criação dos cursos foi D. Pedro I.

Ao longo da sua vida, provavelmente já tenha ouvido falar (ou até mesmo desfrutado) do Dia do Estudante. Mas, você sabe porque ele existe? Sabe qual é a história por trás desta data? Sabe porque o Dia do Estudante é comemorado no dia 11 de agosto?

Se a sua resposta for “não” para qualquer uma das perguntas acima, então acompanhe este artigo até o final e descubra toda a relevância histórica que existe por trás desta importante data comemorativa!

A história do Dia do Estudante

O dia estudante é comemorado no dia 11 de agosto  desde 1927. E isso acontece porque, nesse dia, foi comemorado o centenário dos dois primeiros cursos de ensino superior no Brasil.

Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I criava, através de um decreto, os dois primeiros cursos de ensino superior em nosso país, os quais eram de os cursos de direito em Pernambuco e em São Paulo.

Até àquela presente data, o brasileiro que quisesse cursar o ensino superior precisaria se deslocar até a Europa, dessa maneira, apenas os filhos dos realmente mais abastados  é que conseguiam se formar.

Com a criação dos cursos superiores brasileiros, outros alunos também puderam começar a estudar. Obviamente, a classe média e baixa ainda não conseguia frequentar estas faculdades, no entanto, o número de doutores no Brasil cresceu consideravelmente.

Então, passados 100 anos desta data histórica, o governo brasileiro resolveu fazer uma comemoração do centenário e é nessa festa que foi anunciada, oficialmente, a criação do Dia do Estudante, para aquela mesma data.

Entretanto, nem só de festividades e inaugurações é feito o Dia do Estudante, na realidade, apenas uma década depois, essa data deixaria de ser algo comemorativo para se tornar uma data histórica de luta.

Dia do Estudante – Uma data histórica de Luta

Em 1937, os estudantes brasileiros sofriam nas escolas com os desmandes de coordenadores e diretores que, por  vezes, sequer sabiam o que estavam fazendo, pois muitas vezes o cargo havia sido obtido através de esquemas corruptos.

Diante desse problema, os estudantes de todo o país resolveram se organizar em uma União Nacional, que defendesse o direito dos estudantes, bem como servisse de arma para resistir as empreitadas do próprio estado contra essa classe.

Então, no dia 11 de agosto de 1937, é criada a UNE (União Nacional dos Estudantes), uma entidade que atua em todo o território brasileiro, defendendo os interesses dos estudantes e representando os mesmos nas tomadas de decisão históricas para o país.

Ao longo das décadas que viriam a seguir, principalmente entre o período de 1964 e 1985 (período da ditadura militar no Brasil) a UNE foi perseguida, caçada e sofreu diversas tentativas de sabotagem, continuando a defender os direitos dos estudantes até os dias de hoje.

Atualmente no Brasil, existem estudantes de todas as idades, até mesmo idosos. É considerado como estudante, todos os indivíduos que frequentes alguma instituição de ensino, como escola, faculdade, curso técnico ou mais. 

O Dia do Estudante é comemorado e 11 de agosto para os brasileiros, comemore você também!.  

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos no Facebook.  



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Estudante
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Estudante
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Estudante
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!