Calendário 2017



Dia do Estatístico próximos anos




29
Maio de 2016 ( Domingo ) - Dia do Estatístico
29
Maio de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia do Estatístico
29
Maio de 2018 ( Terça-feira ) - Dia do Estatístico
29
Maio de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia do Estatístico
29
Maio de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia do Estatístico

O Dia do Estatístico é comemorado no dia 29 e maio.

A estatística é uma ciência exata que utiliza de teorias e probabilidades para explicar a frequência de ocorrência de determinados eventos. É utilizada tanto em estudos de observação quanto em experimentos que visam modelar a aleatoriedade e a incerteza, estimando ou possibilitando a previsão de fenômenos futuros.

O estatístico, sendo a lei, é o único profissional que pode efetuar pesquisas, pericias, laudos e analises no campo da estatística, seu objetivo é coletar e processar dados, auxiliando assim a tomada de decisões nos mais diversos ramos profissionais.

História

A maioria dos autores dizem que o marco inicial da estatística se deu com a publicação do livro “Observações sobre os Censos de Mortalidade, de John Graunt, em 1662. A princípio o pensamento estatístico estava voltado às necessidades do Estado, para a formulação de políticas públicas e fornecimento de dados econômicos e demográficos. Somente no século XIX é que começou a ser utilizado para formulação e análise de dados de forma geral. Nos dias de hoje, o estatístico faz estudos tanto no ramo das ciências naturais quando das ciências sociais.

O dia do estatístico foi estabelecido no Brasil em 1936, a escolha pelo dia 29 de maio se deu uma vez que foi a data da inauguração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que nos dias de hoje é principal provedor de dados do país e atende necessidades de diversos seguimentos da sociedade civil e do Estado.

Campos de atuação

O estatístico pode atuar em diversos ramos, vamos à alguns deles:

· Demografia: essa área cuida de estudos em relação a natalidade, doenças, fluxo migratório, entre outros.

· Finanças e bancos: essa área avalia e seleciona investimentos, analisa fluxos de caixa e desenvolve produtos dessa área.

· Indústria: atua na fase de planejamento até a fase de implantação de qualquer sistema, também avalia produtos e analisa investimentos.

· Recursos humanos: o estatístico que atua nessa área estuda salários e vagas, analisando perfis de candidatos, também avalia taxas de desemprego e planos de saúde.

· Marketing: nessa área, o estatístico irá atua no monitoramento do mercado, ajudando a decidir preços e também desenvolvendo campanhas publicitarias.

· Medicina: o estatístico dessa área analisa medicamentos e combate a doenças.

Profissão do futuro

Atualmente as informações são baseadas cada vez mais em dados e elementos estatísticos, especialmente para obtenção de informações sobre processos de trabalho e circunstâncias econômicas e sociais. Por isso se acredita que estudos nessa área serão cada vez mais necessários e o profissional estatístico terá cada vez mais relevância.

Com a chegada do Big Data, uma quantidade cada vez maior de informações vem chegando e por isso cada vez mais é necessário um profissional que possa analisar esses dados e auxiliar na tomada de decisões por parte de outros profissionais.



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Estatístico
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Estatístico
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!