Calendário 2017



Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia próximos anos




13
Dezembro de 2016 ( Terça-feira ) - Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia
13
Dezembro de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia
13
Dezembro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia
13
Dezembro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia
13
Dezembro de 2020 ( Domingo ) - Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia

O Dia do Engenheiro Avaliador e Perito em Engenharia é comemorado em 13 de dezembro, anualmente. O dia foi adotado através de uma deliberação do CAN – Comissão de Assuntos Nacionais, para destacar o trabalho do profissional engenheiro, especificamente o que trabalha com avaliações e com perícia em sua área.

O mercado de engenharia de avaliações é, no Brasil, um mercado restrito, especialista no assunto, o que torna o Engenheiro Avaliador e Perito em Engenharia um dos profissionais mais bem pagos pelas empresas que utilizam os seus serviços, já que a presença de um profissional da área ou mesmo de uma empresa de engenharia de avaliações em qualquer obra, ajuda a eliminar os riscos que podem ocasionar perda de capital ou mesmo impedir que se faça negociações sobre negócios que possam não apresentar lucratividade.

Trata-se, no entanto, de um mercado muito discreto, pouco divulgado, principalmente em virtude da falta de conhecimento do setor pelo grande público, pela maior parte das empresas e, desta maneira, tornando-se um setor relegado a um plano muito aquém daquele necessário pela importância do seu trabalho.

Como resultado disso, muitas empresas podem arcar com prejuízos por nem mesmo conhecer o ramo de avaliações e perícias de engenharia. Com a instituição do Dia do Engenheiro Avaliador e Perito em Engenharia o que se buscou foi criar meios para maior divulgação dos serviços de avaliação, fazendo com que as empresas entendam que é uma obrigação social, tornando-as mais estáveis e lucrativas e promovendo, com o trabalho de avaliação, maior equilíbrio social e financeiro para as empresas envolvidas e, em consequência, para grande parte da sociedade.

A prática do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia

O Engenheiro Avaliador e Perito em Engenharia tornou-se uma profissão necessária em virtude da complexidade da tecnologia e do avanço da ciência, fazendo com que engenheiros se especializassem para solucionar problemas emergentes. Ao mesmo tempo em que o conhecimento específico é uma das bases de sua formação, o engenheiro especialista precisa ver o mundo como ele se apresenta, como um todo, e não apenas em suas especializações.

Sob este ponto de vista, é exigido também do Engenheiro Avaliador uma visão ampla e integrada, onde se exige ousadia para inovação e empreendimentos, além de ter a capacidade de manter o olhar voltado para a realidade social.

Em suas funções, o Engenheiro Avaliador deve trabalhar para fazer os levantamentos necessários à tomada de decisões sobre valores, custos e alternativas de investimentos para bens de qualquer natureza, opinando sobre o que lhe é submetido pelas partes, esclarecendo fatos para auxiliar nas decisões empresariais ou governamentais.

Seu papel se torna fundamental à medida que a tecnologia avança, fazendo dele um profissional necessário à adequação de novas construções, de novos investimentos, de novos valores e da preservação do meio ambiente e da sociedade como um todo. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!