Calendário 2017



Dia do Citricultor próximos anos




8
Junho de 2016 ( Quarta-feira ) - Dia do Citricultor
8
Junho de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia do Citricultor
8
Junho de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia do Citricultor
8
Junho de 2019 ( Sábado ) - Dia do Citricultor
8
Junho de 2020 ( Segunda-feira ) - Dia do Citricultor

O Dia do Citricultor é comemorado no dia 8 de Junho. Ele é o profissional responsável por trabalhar com frutas cítricas, como a laranja, a tangerina (também conhecida como bergamota em alguns estados do nosso país) e o limão.

É responsabilidade exclusivamente do citricultor tornar os investimentos nesse negócio mais otimizados, de forma que a produtividade e a preservação dos pomares constantemente melhor e mais arrojada, além de produzir com cuidado, perseverança e muita dedicação os frutos que são o objetivo principal de sua profissão e que com sua capacidade e talento acabaram destacando essa atividade dentro da economia nacional.

Esse dia foi criado no ano de 1969 e desde então a citricultura do nosso país se desenvolveu absurdamente, graças ao desenvolvimento tecnológico que os anos trouxeram para a agricultura como um todo, assim como a maior especialização e qualificação dos profissionais desse meio, que antes era muito pouco difundida no campo. Com o tempo os trabalhadores que tem como principal fim trazer alimento para a mesa do brasileiro passaram a ser mais valorizados, até porque os seus esforços se tornaram um dos principais ganhos dentro da nossa economia em constante crescimento.

A história da citricultura

Como dito anteriormente, citricultura é a cultura voltada para o cuidado com as frutas cítricas, desde a sua plantação até o colhimento. Essas frutas como já informamos são a laranja e o limão em suas mais distintas variações, além da tangerina (ou bergamota).

A história da citricultura no nosso país tem uma relação muito especial e direta com a nossa própria história, por assim dizer. Logo após a descoberta do Brasil pelos portugueses, entre 1530 e 1540 eles introduziram as primeiras sementes de laranja doce em terrenos do estado da Bahia e de São Paulo, que naquela época correspondiam a várias capitanias hereditárias que começavam a formar o que seriam os nossos futuros municípios.

As condições ecológicas apresentadas no nosso país são realmente incríveis e muito favoráveis, não é por acaso que entre vários comentários sobre as nossas terras Pero Vaz de Caminha fez questão de falar ao Rei de Portugal que “tudo que planta aqui dá”, uma alusão clara a fertilidade do solo brasileiro e às infinitas possibilidades por ele apresentadas. As plantas de laranja doce se reproduziram de maneira muito satisfatória, dando frutos muito mais suculentos, saborosos e de maior qualidade do que os que eram conseguidos em Portugal.

Ainda assim, foi apenas nos anos 30 do século XX que a citricultura começou a ser implantada de maneira comercial nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, tendo seu maior crescimento nos estados do Sudeste e do Sul, por eles terem de maneira geral um clima mais agradável ao desenvolvimento desse tipo de planta.

Hoje a citricultura apresenta números bastante expressivos no nosso país, que colobaram de maneira importante para o desenvolvimento da nossa economia e da nossa sociedade como um todo. Dia 8 de Junho é dia de celebrar essas conquistas e parabenizar o citricultor! 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Citricultor
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Citricultor
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!