Calendário 2017



Dia do Cacau próximos anos




26
Março de 2016 ( Sábado ) - Dia do Cacau
26
Março de 2017 ( Domingo ) - Dia do Cacau
26
Março de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia do Cacau
26
Março de 2019 ( Terça-feira ) - Dia do Cacau
26
Março de 2020 ( Quinta-feira ) - Dia do Cacau

O Dia do Cacau é show! Quem gosta de chocolate certamente sabe que a sua produção vem do cacau. É uma fruta que possui origem na América do Sul, principalmente no Brasil. A árvore responsável para a produção desta fruta é o cacaueiro, que pode atingir até 6 metros de altura.

Para a fabricação do chocolate, é feita a moagem das amêndoas secas contidas no interior do cacau. Existem ainda outros produtos derivados desta fruta, como suco, geleia, sorvete e outros. O chocolate movimenta uma economia de cerca de 60 bilhões de dólares por ano em todo o mundo, porém, os produtores do cacau recebem apenas 3,3% de toda a renda gerada.

Antigamente, a civilização Maia considerava o cacau como sendo uma fruta apimentada, e por isso, devia ser consumida com calma e elegância. A Amazônia foi o primeiro lugar no Brasil responsável pelo cultivo da fruta, em seguida foram os estados do Pará e da Bahia. 

A produção do país corresponde a cerca de 5% da mundial, e 95% do cacau do Brasil é produzido na Bahia. 

Dia do Cacau

O dia 26 de março é uma data comemorativa para os amantes do chocolate: é o Dia do Cacau, a fruta de onde sai o doce alimento que é idolatrado por tantos e tantos espalhados pelo mundo afora.

O cacau é uma fruta de especial importância para o desenvolvimento brasileiro, especialmente no sul da Bahia, região que deve ao cultivo do cacau o progresso alcançado, notadamente nas cidades de Ilhéus e Itabuna.

Tendo sua origem na América Central, o cacau era considerada uma planta divina. Segundo a lenda, o deus asteca Quetzalcóatl resolveru presentear os humanos com a semente de um fruto capaz de aliviar o cansaço, repondo as energias, e deu-lhes a semente do cacau.

Muito ligados à religiosidade, os astecas utilizavam a fruta para criar uma bebida amarga, que só podia ser tomada em taças feitas de ouro puro. Os responsáveis pelo cultivo e cuidados com o cacau sempre eram os sacerdotes, que só trabalhavam o cacau através de cerimônias religiosas.

Com a chegada dos espanhóis às Américas, o cacau foi levado para a Europa e disseminou-se rapidamente. Como não gostavam de seu gosto amargo, os europeus acrescentaram, com o tempo, os condimentos necessários para transformar o cacau no chocolate conhecido atualmente. Sendo uma fruta ainda estrangeira, seu consumo era um privilégio dos integrantes das cortes europeias.

No Brasil, o cultivo do cacau começou no século XVII, sendo introduzido primeiro na Província do Grão-Pará e posteriormente na Bahia. Dado o clima e as condições de solo, o chão baiano mostrou-se mais propício, começando a gerar as riquezas dos barões do cacau, heróis e personagens até na literatura de Jorge Amado.

Dada a sua importância para a região, atualmente Ilhéus tem implantada a Rota do Chocolate, uma iniciativa dos empreendedores da cidade, juntamente com a Secretaria de Turismo do município, que leva os turistas pelos caminhos por onde o cacau teve influência, mostrando a história, o processo de cultivo e preparação do tão apreciado chocolate.

Nos dias atuais, o Brasil é o quinto produtor mundial de cacau, atrás dos países africanos Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões, e a produção baiana concentra 95% de todo o cacau brasileiro.

Embora atualmente o cultivo do cacau enfrente problemas como a “vassoura de bruxa”, a qualidade do cacau brasileiro ainda é das melhores.

Origem do Dia do Cacau

O Dia do Cacau foi instituído por um projeto de lei do deputado Athayde Armani, considerando o dia 26 de março a data comemorativa para discutir e encontrar soluções para os cacaueiros do Espírito Santo e da Bahia.

Para os apreciadores do produto final, vale lembrar que o dia 26 de março também comemora o Dia do Chocolate, o que pode transformar a data numa festa de sabores. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Cacau
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Cacau
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

29
Setembro - Dia do Anunciante
29
Junho - Dia do Papa
20
Abril - Dia do Diplomata
27
Março - Dia de Santo Ruperto
16
Dezembro - Dia de Santa Adelaide

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!