Calendário 2017



Dia do Barman próximos anos




4
Outubro de 2016 ( Terça-feira ) - Dia do Barman
4
Outubro de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia do Barman
4
Outubro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia do Barman
4
Outubro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia do Barman
4
Outubro de 2020 ( Domingo ) - Dia do Barman

O Dia do Barman é comemorado no dia 4 de outubro.

Todo mundo sempre gosta de aproveitar e saborear um bom drink feito com cuidado e com conhecimento, isso é um fato. Uma boa margarita, cosmopolitan, a famosa caipirinha ou apenas um bourbon sem gelo… Todas essas bebidas só estão ali para regar nossos bons (e maus) momentos porque o barman existe para prepará-las.

De que seriam os corações partidos, comemorações, happy hours e dores de cotovelo se não fosse o barman, presente em todas estas situações, com uma boa bebida que tenha tudo a ver com o momento? Pois é… E para comemorar essa profissão tão importante no mundo contemporâneo existe o 4 de outubro, Dia Internacional do Barman (ou Bartender, como preferir).

Origem da data e da profissão “barman”

Não se sabe ao certo quando e nem como se começou a comemorar o Dia do Barman na data de 4 de outubro, mas a designação de “barman” para o indivíduo que servia as bebidas surgiu por volta dos anos 30, nos Estados Unidos, em meio à Grande Depressão e à Lei Seca.

Por causa da grande crise de desemprego que assombrava a terra de Mickey Mouse, as pessoas passaram a “afogar” seus problemas em drogas e bebidas alcoólicas, o que obrigou o governo a implantar a Lei Seca, como uma medida para tentar diminuir a taxa de suicídios que estava decorrendo do abuso do álcool.

Porém, com a ilegalidade sempre surgem os mercados negros. E no período de Lei Seca não foi diferente. O consumo de álcool pela população não diminuiu como esperado e o mercado negro ficou nas mãos da máfia, que se utilizava de todos os seus privilégios para manter a comercialização na clandestinidade.

Como os “bares” ilegais precisavam ficar escondidos e serem protegidos, um homem de confiança dos mafiosos ficava encarregado de servir as bebidas aos clientes e também cuidar do bar e de possíveis problemas que pudessem surgir. É, então, a partir daí que a figura do barman surge, sendo mantida e consolidada até os dias de hoje.

Os diferentes tipos de barman

Desde os primeiros barmens, a profissão mudou muito. De empregados de confiança da máfia, os barmens passaram a ser figuras indispensáveis em bares e boates, além de, hoje, possuírem uma estrutura profissionalizante e até mesmo um sindicato que regulamenta a profissão.

Além de estar bem mais estruturada, a função de barman ainda tem diferentes segmentações, existindo diferentes tipos de barman que você pode ser. Muitos mais do que apenas uma profissão, ser barman acabou se tornando um estilo de vida, já que hoje é necessário conhecimento aprofundado sobre bebidas, montagem de drinks e até mesmo atendimento às pessoas.

Hoje, a profissão de barman está pautada tanto na montagem correta e gostosa dos drinks como no estilo e na performance com a qual você o faz. Por isso, existem três estilos mais definidos de barman.

1. Barman clássico

É o estilo de barman que mais se aproxima com o existente nos tempos da Lei Seca e da máfia nos Estados Unidos. Herdaram o uso de trajes sociais deste período e são especialistas em bebidas, suas propriedades e qual a melhor forma de misturá-las.

Estes podem ser considerados os barmens mais oldschool, por assim dizer, já que, geralmente, estão há mais tempo no ramo e confiam toda a sua profissão em sua capacidade de preparar boas bebidas e de atender ao público de forma diferenciada.

Geralmente estão mais presentes em bares mais tranquilos e antigos, que combinem um pouco mais com o seu estilo. Mas nada impede que também trabalhem em nightclubs e baladas.

2. Barman mixologista

O mixologista é conhecido por ser mais ousado com as misturas do que o barman clássico. Ainda que possuam as mesmas habilidades e conhecimento, o mixologista tem mais destreza ao fazer combinações inusitadas com ingredientes diferentes que, muitas vezes, um barman clássico nem pensaria em usar.

São muito vistos em festas gourmet e até mesmo em casamentos. Já não mantêm a tradição de usar a roupa social que os clássicos utilizam.

3. Barman freestyler

Neste tipo de barman, a performance passa a ter tanta importância quanto a qualidade e o conhecimento sobre bebidas. Talvez um dos tipos de barman mais presentes em lugares populares e que “bombam” aos finais de semana, eles fazem diversos malabarismos com copos, garrafas e a coqueteleira, além de treinarem outros tipos de entretenimento, como a mágica, a dança e acrobacias diferentes para manter o público entretido e impressionado.

A forma de vestir do freestyler é mais descontraída e pende para o figurino, uma vez que ele se torna muito mais do que apenas alguém que serve bebidas: se transforma num showman, cuja imagem importa tanto quanto as habilidades.

Agora que você já conheceu um pouquinho mais sobre a história dos barmens, que tal ir comemorar o dia 4 de outubro no seu bar favorito, tomando a sua bebida favorita? 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Barman
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Barman
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Barman
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->

Outras Datas Comemorativas

12
Abril - Dia do Cosmonauta
6
Março - Dia de Santa Coleta
11
Dezembro - Dia de São Dâmaso
10
Dezembro - Dia do Palhaço
6
Fevereiro - Dia de São Paulo Miki

Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!