Calendário 2017



Dia do Balconista próximos anos




30
Outubro de 2016 ( Domingo ) - Dia do Balconista
30
Outubro de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia do Balconista
30
Outubro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia do Balconista
30
Outubro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia do Balconista
30
Outubro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia do Balconista

Dia do Balconista


O Dia do Balconista é comemorado no dia 30 de outubro no Brasil, . 

O balconista não é apenas o profissional que recebe o comprador no estabelecimento, mas também aquele que finaliza a venda. É ele que terá em mãos o interesse do cliente em algum produto, de modo a apresentar todas as características e destaques para concretizar a venda. A regra de ouro para o balconista é a frase popular “o cliente sempre tem razão” (embora nem sempre seja verdade). Mas nesse caso, o balconista tem como responsabilidade conquistar o cliente, atendendo-o de modo respeitoso e auxiliá-lo com informações e orientações.

Além de estar atento a todas as necessidades dos clientes, o balconista deve supervisionar a entrada e a venda de mercadorias, e sempre mantê-las organizadas.

O balconista, portanto, é um profissional que transmite a boa imagem do estabelecimento.

Origem do Dia do Balconista

No século XX, havia muita luta pelos direitos trabalhistas para os comerciários, e acredita-se que a origem do Dia do Balconista esteja intimamente atrelada a isso.

Sabe-se que, naquela época, as condições as quais os comerciários eram submetidos eram inapropriadas, pois eles não possuíam direito a folgas ou feriados, além de realizarem jornadas de trabalho de 12 horas por dia.

Aqueles que não estavam mais conformados com a situação, começaram a se unir para criar pequenas associações de apoio e grupos pequenos, que foram os modelos para os atuais Sindicatos Trabalhistas.

Em 29 de outubro de 1932 houve uma manifestação, na cidade do Rio de Janeiro, com mais de 5 mil comerciantes, conhecida como a Passeata dos 5 mil. Esses comerciantes marcharam diretamente para o Palácio do Governo.

O então presidente Getúlio Vargas recebeu os manifestantes, e reconhecendo as reivindicações dos mesmos, assinou o Decreto Lei nº 4042. O Decreto estipulava que a carga horário de trabalho seria de 8 horas diárias, com direito a descanso aos domingos.

Essa Lei teve sua divulgação no Diário Oficial da União no dia 30 de outubro.

Em 2013, a presidente Dilma Rousseff reconheceu a data, oficialmente, como sendo não só o Dia do Balconista, como também o Dia Oficial do Comerciário. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!