Calendário 2017



Dia do Auditor Interno próximos anos




20
Novembro de 2016 ( Domingo ) - Dia do Auditor Interno
20
Novembro de 2017 ( Segunda-feira ) - Dia do Auditor Interno
20
Novembro de 2018 ( Terça-feira ) - Dia do Auditor Interno
20
Novembro de 2019 ( Quarta-feira ) - Dia do Auditor Interno
20
Novembro de 2020 ( Sexta-feira ) - Dia do Auditor Interno

Dia do Auditor Interno

O Dia do Auditor Interno é comemorado no Brasil em 20 de novembro. A data é festiva para o profissional responsável pela observância e controle do cumprimento das regras legais, seja de uma empresa, de uma instituição ou de um órgão do governo.

No âmbito da administração pública, o Auditor Interno é responsável pelo controle dos gastos do dinheiro público, verificando se estão sendo devidamente aplicados e fazendo aquilo que é seu objetivo: trazer benefícios à comunidade, tanto na saúde quanto na educação, segurança e lazer.

O auditor (palavra que tem origem latina, com o significado de “ouvir”) também exerce a função de garantir que o dinheiro arrecadado com os impostos sejam aplicados na construção ou na manutenção de bens que atendam à população.

O que faz o Auditor Interno

Da mesma forma como um chefe de família preocupa-se em fazer bom uso das verbas que utiliza para manter sua família, o Auditor Interno deve, na administração pública, verificar a destinação dos recursos arrecadados através dos impostos, que são pagos pela população.

Gerenciar os recursos públicos é essencial para o desenvolvimento de qualquer sociedade, verificando se os governantes estão aplicando devidamente esses recursos, investindo nas áreas necessárias e trazendo o retorno de sua contribuição.

Nesse contexto é que atua o Auditor Interno, um servidor público que trabalha para salvaguardar a correta aplicação e a salvaguarda do patrimônio público, tornando transparente a utilização do dinheiro público.

O Auditor Interno é o profissional que faz as verificações e avaliações dos pontos de controle internos e dos sistemas e procedimentos dos investimentos em uma empresa ou órgão público. É através da sua auditoria, da sua análise dos procedimentos, que a sociedade ou os gestores empresariais podem verificar erros e minimizar qualquer tipo de fraude ou de práticas ineficientes na aplicação de recursos. Por esse ponto de vista, a auditoria é uma prática que pode ser aplicada tanto na produção quanto na administração.

O Auditor Interno utiliza-se de ferramentas de gerenciamento para medir o padrão de qualidade de um setor, uma empresa ou entidade, fazendo a avaliação das transações e certificando-se da real situação econômico-financeira da empresa ou entidade, realizando levantamentos para apontar possibilidades de falhas ou de problemas de organização.

Para a empresa ou entidade, a auditoria é uma forma de garantir que os recursos estejam sendo dirigidos corretamente, apresentando pontos fortes e fracos de uma organização e realizando um planejamento adequado, conforme as informações obtidas.

Como surgiu a profissão de Auditor Interno

A profissão de Auditor Interno surgiu com a ampliação das empresas e com a necessidade de aplicar corretamente os investimentos, exigindo que as demonstrações financeiras de uma empresa ou de um órgão público tivessem a análise que profissionais independentes, sem ligação direta com o auditado.

Oficialmente, a função de Auditor surgiu na Inglaterra, em 1314, quando foi criado o cargo de Auditor do tesouro da Inglaterra. Em 1559, a Rainha Elizabeth I estabeleceu a Auditoria dos Pagamentos a Servidores Públicos e, em 1880, surgiu, também na Inglaterra, a Associação dos Contadores Públicos Certificados.

No Brasil, a função de Auditor Interno foi impulsionada pela Lei das S/A, em 1976, exigindo a presença de um profissional que fiscalizasse e analisasse a situação econômica e financeira das empresas e órgãos públicos.

Como surgiu o Dia do Auditor Interno

O Dia do Auditor Interno tem sua comemoração no dia 20 de novembro para lembrar a data de fundação do Instituto dos Auditores Internos do Brasil, a Audibra, que foi criada em São Paulo, em 1960, tornando-se a entidade oficial de representação dos auditores internos brasileiros, tendo também a responsabilidade de capacitar os profissionais em sua atividade. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!