Calendário 2017



Dia do Alfaiate próximos anos




6
Setembro de 2016 ( Terça-feira ) - Dia do Alfaiate
6
Setembro de 2017 ( Quarta-feira ) - Dia do Alfaiate
6
Setembro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia do Alfaiate
6
Setembro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia do Alfaiate
6
Setembro de 2020 ( Domingo ) - Dia do Alfaiate

Dia do Alfaiate

Em 6 de Setembro é comemorado o Dia do Alfaiate, que é o profissional responsável por desenhar, cortar, costurar e reformar roupas masculinas sob medida e de forma artesanal.

Origem do Dia do Alfaiate

A comemoração do Dia do Alfaiate em 6 de Setembro no Brasil, surgiu quando vários estados criaram leis para celebrar a data, sendo que o primeiro foi o Estado de São Paulo com a aprovação da Lei Nº 2.308 de 1953, seguido pelo Espirito Santo através da Lei Nº 1.385 de 1958, e também Santa Catarina, através da Lei Nº 3.709 de 1965.

A Profissão de Alfaiate

Essa é uma profissão antiga, tendo seu início por volta do século XVIII na Europa, e em seguida conquistando todo o mundo, e por muitos anos era o serviço mais procurado por aqueles que quisessem se vestir bem e de forma alinhada.

Por ser uma profissão manual e que exige habilidade, o alfaiate é considerado um tipo de artesão ou mesmo artista, pois trabalha cada roupa desenvolvida como única, de acordo com os gostos e medidas do cliente.

O Alfaiate nos dias de Hoje

A partir do processo de revolução industrial a profissão de alfaiate passou a ter menor atuação, uma vez que agora temos a produção de roupas em larga escala pelas indústrias de confecção e a padronização dos vestuários, que resultaram em uma popularização de peças de roupas vendidas em lojas de acordo com determinados modelos, barateando também os custos.

Assim, atualmente, somente aqueles que têm melhores condições financeiras podem adquirir os serviços de um alfaiate ou mesmo quando existem ocasiões especiais que exijam uma roupa feita de forma artesanal.

Desta forma esse profissional passou a atuar em novos ramos, como nas indústrias de confecção de roupas, definindo novos modelos e cortes padronizados, ou mesmo em lojas onde podem fazer desde simples ajustes até a montagem de conjuntos completos. No Brasil é comum que esse profissional atue em lojas de roupas sociais masculinas, onde é necessário que a roupa vista bem a pessoa, por serem peças mais refinadas.

Outros ramos da alfaiataria

A arte de alfaiataria ainda tem algumas ramificações como, por exemplo, a profissão de estilista, que é faz um trabalho de alfaiataria, porém voltado para roupas femininas e masculinas no geral e com olhar para novas tendências da moda. Outra função que utiliza dos conhecimentos da alfaiataria é o figurinista, que desenvolve, organiza e ajusta figurinos de artistas para espetáculos de teatro, televisão, shows e todo o ramo artístico.

Mensagens para o Dia do Alfaiate

 “O alfaiate é a esperança daqueles que não tem medida, de encontrar a medida certa”.

“Se vais sair à frente para descrever a verdade, deixa a elegância para o alfaiate”. 



Imagens para Compartilhar no Facebook

Dia do Alfaiate
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->
Dia do Alfaiate
Foto: ShutterStock



ou envie para seus amigos do Face ->


Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!