Calendário 2020



Dia de São Valério de Treviri próximos anos




29
Janeiro de 2018 ( Segunda-feira ) - Dia de São Valério de Treviri
29
Janeiro de 2019 ( Terça-feira ) - Dia de São Valério de Treviri
29
Janeiro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de São Valério de Treviri
29
Janeiro de 2021 ( Sexta-feira ) - Dia de São Valério de Treviri
29
Janeiro de 2022 ( Sábado ) - Dia de São Valério de Treviri

O Dia de São Valério de Treviri é comemorado no dia 29 de janeiro pela Igreja Católica.

Valério de Treviri, que viveu no século III, exerceu funções e bispo e é considerado como o segundo a ocupar o posto na diocese de Treviri.

De acordo com a tradição, Valério de Treviri teria sido um discípulo de São Pedro Apóstolo, que o enviou para evangelizar a Gália e as populações circundantes, acompanhado de dois outros discípulos, Eucário e Maternal.

A lenda ainda conta que Valério de Treviri, juntamente com Eucário, teria levado o colega Maternal de seu sarcófago, acompanhado da equipe pastoral de São Pedro. Contudo, quando se percebe que os três santos bispos fundaram suas dioceses mais de um século depois dos acontecimentos da vida de São Pedro, a lenda se torna inconsistente.

A lenda sobre ambos, já que não deixaram registros escritos, diz que ambos chegaram ao Reno e Ellelum, na Alsácia, onde Maternal, passando por diversos sofrimentos, veio a falecer. Os dois retornaram para falar com São Pedro, que deu sua benção pessoal a Eucário e quando este tocou Maternal, depois de 40 dias de seu falecimento, ele retornou à vida.

O milagre fez com que inúmeros pagãos se convertessem e, depois de fundar igrejas na região, Valério foi para Treviri, escolhendo a cidade como sua residência episcopal. A ele são atribuídos diversos milagres, inclusive a ressurreição de uma pessoa morta.

A tradição é também contraditória ao afirmar que Valério sucedeu Eucário no bispado, exercendo a função por 15 anos e sendo sucedido por Materna, sendo o fundador das dioceses de Colônia e de Tongeren.

São Valério de Tréviri é muitas vezes confundido com São Valério, bispo de Ravenna, que viveu no século IX. Os santos são comemorados no mesmo dia. Na Igreja Ortodoxa, São Valério de Tréviri é celebrado em 10 de novembro e, na cidade de Limburg, juntamente com Eucário e Materna, as festas acontecem em 11 de setembro. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!