Calendário 2019



Dia de São Tomás Beckert próximos anos




29
Dezembro de 2018 ( Sábado ) - Dia de São Tomás Beckert
29
Dezembro de 2019 ( Domingo ) - Dia de São Tomás Beckert
29
Dezembro de 2020 ( Terça-feira ) - Dia de São Tomás Beckert
29
Dezembro de 2021 ( Quarta-feira ) - Dia de São Tomás Beckert
29
Dezembro de 2022 ( Quinta-feira ) - Dia de São Tomás Beckert

O Dia de São Tomás Beckert é comemorado no dia 29 de dezembro em homenagem ao futurista, imponente e que não aceitava ser dominado.

Tomás Beckert nasceu em 1117, aos 21 dias do mês de dezembro, na Normandia. Como muitos jovens, era libertino e gostava de extravagar, pois dinheiro não lhe faltava. Levava uma vida exaltada, como seus amigos de classe social alta.

Era amigo fiel de Henrique, sucessor do trono da Inglaterra, andavam sempre juntos, caçavam, estudavam e compartilhavam as aventuras da vida.

Porém, Tomás, quando aprendeu sobre a doutrina cristã, sentiu o chamado para abdicar das futilidades e seguir o caminho religioso, e assim o fez. Em 1162, tornou-se sacerdote e logo em seguida assumia a função de bispo.

Quando Henrique foi coroado, em 1155, sem hesitar, chamou seu amigo Tomás Beckert para governar consigo, lhe conferindo o cargo de chanceler. Mas, com o passar do tempo, Tomás Beckert, que havia conhecido o arcebisto Teobaldo de Canterbury, e que lhe instigava a visão administrativa de Igreja, passou a insistir com o monarca que os direitos da Igreja deveriam ser respeitados.

E a partir desse momento, as contravenções entre Tomás Beckert e o rei Henrique II, tornan-se intensas, pois ambos apresentavam pontos bastante diferentes em relação à administração. Por isso, o bispo Beckert pediu seu afastamento, o que causou muita ira ao rei.

Os desentendimentos pioraram quando Tomás Beckert aliou-se ao Papa e promulgaram ameaças a Henrique II para delimitar seu poder, principal motivo para São Tomás Beckert fugir vestido de mendigo.

Tomás Beckert foi bem recebido na França, e depois de um bom tempo, o Rei Henrique aceitou que retornasse a Inglaterra.

Da austeridade da nobreza para uma vida de penitência

Para um homem que:

· Usufruia de muito conforto por grande parte da vida,

· Havia representado o rei com muita diplomacia em outros países;

· Sabia conduzir os assuntos e os privilégios da Igreja;

· Era dotado de grande conhecimento jurídico.

De repente viu-se como um adepto da penitência para concretizar seu desejo de seguir a Cristo.

São Tomás Beckert não desistiu. Mesmo retornando à Inglaterra, permaneceu lutando para que os direitos da Igreja não fossem usurpados pelo monarca inconsolado, motivo este que levou o rei a ordenar a morte de São Tomás Beckert.

Sem piedade, o rei Henrique enviou seus soldados até a Igreja onde era de costume São Tomás Beckert fazer suas orações e, friamente, o mataram com as espadas.

Mesmo ensanguentado e fragilizado, São Tomás Beckert insistia em reafirmar sua fé.

Os milagres de São Tomás Beckert

O primeiro grande milagre foi em relação ao próprio rei Henrique II, que em desespero pela ordem covarde de morte ao seu amigo, enclausurou-se e após alguns dias foi até o túmulo de São Tomás Beckert e, em prantos, pediu seu perdão e aceitou a conversão.

Além disso, a cada dia os milagres aconteciam para quem, diante do túmulo de São Tomás Beckert, pedia interseção, como:

· Cura de cegos, surdo e doentes.

Rapidamente a história de Tomás Beckert, foi conhecida por toda a Europa e, em 1773, São Tomás Beckert foi canonizado pelo Papa Alexandre II. Todos ficaram chocados pela morte estúpida e assim o fizeram mártir.

O grande legado que São Beckert deixou ao mundo foi:

· Enfrentar o que é injusto, sem medo da morte;

· Não se calar mesmo diante da maior autoridade, que era o monarca Henrique II;

Além disso, também identificamos na sua história, quanto o dinheiro, a ganância e a mediocridade podem interferir na vida das pessoas e principalmente em transformar uma grandes amizades em ódio.

São Tomás Beckert é o patrono do clero secular e sua história já foi representada no filme “Beckert, o favorito do Rei” De fato, é a história de um defensor da Fé Cristã e são justas todas as homenagens no dia 29 de Dezembro. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!