Calendário 2020



Dia de São Tito próximos anos




26
Janeiro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São Tito
26
Janeiro de 2019 ( Sábado ) - Dia de São Tito
26
Janeiro de 2020 ( Domingo ) - Dia de São Tito
26
Janeiro de 2021 ( Terça-feira ) - Dia de São Tito
26
Janeiro de 2022 ( Quarta-feira ) - Dia de São Tito

O Dia de São Tito é comemorado no dia 26 de janeiro.

Tito foi o segundo grande companheiro de São Paulo, sendo mencionado em algumas de suas epístolas, havendo menção de sua presença junto a Paulo e Barnabé em Antioquia e de sua companhia no Concílio de Jerusalém, embora não tenha o nome citado no livro Atos dos Apóstolos. São Tito também é considerado entre os Setenta Discípulos, que deram início à evangelização no Oriente Médio e no Império Romano.

A vida de São Tito

A vida de São Tito é pouco conhecida, parecendo ter sido um gentio, ou seja, um não judeu, já que São Paulo não o circundou, pois acreditava que o Evangelho de Cristo havia libertado seus seguidores das obrigações das leis judaicas, tendo o convidado exatamente para pregar entre os não judeus.

As referências sobre Tito estão nas epístolas de São Paulo, que o menciona juntamente com Timóteo em Éfeso, de onde foi enviado para Corinto, na Grécia, procurando conseguir contribuições para a Igreja para atender os pobres de Jerusalém.

Tito se juntou a Paulo na Macedônia, quando trouxe boas notícias de Corinto e essa é uma das últimas referências a ele. Seu nome só aparece após a prisão de Paulo, quando Tito se empenha na organização da igreja em Creta, para onde foi enviado por Paulo, e, finalmente, quando se despede de São Paulo em Roma para evangelizar na Dalmácia.

Não há qualquer referência sobre sua morte nos Evangelhos, mas a tradição conta que Tito foi ordenado bispo de Gortina, na ilha de Creta, e que teria morrido em 107 d.C, com a idade de 95 anos.

Controvérsias sobre Tito

Existem controvérsias sobre Tito, que, na Segunda Epístola aos Coríntios e na Epístola aos Gálatas poderia ser apenas o nome informal usado por Timóteo. Isso ocorre em razão de que, embora tenham sido companheiros de longa data de Paulo, os dois nunca compartilharam uma mesma cena nos escritos evangélicos.

Para alguns estudiosos, passagens nos Atos dos Apóstolos e nas Epístolas aos Coríntios contam a viagem de apenas uma pessoas, que teria sido Timóteo, embora a Epístola a Timóteo tenha uma referência sobre a viagem de Tito à Dalmácia.

Tito, no entanto, sempre foi considerado como um personagem único, embora não tivesse sua festa incluída no Calendário Tridentino. Ao ser adicionado, a festa foi designada para 6 de fevereiro. No ano de 1969, determinou-se que sua data fosse 26 de janeiro, com o objetivo de celebrar os dois, Tito e Timóteo, um dia após a Conversão de São Paulo. Para a Igreja Ortodoxa, o santo é comemorado em 25 de agosto e em 4 de janeiro.

De suas relíquias sobrou apenas o crânio, que é venerado na Igreja de São Tito, em Heraclião, na ilha de Creta, para onde retornou em 1966 depois de ter sido enviada para Veneza durante a ocupação turca.

Mesmo com as controvérsias, admite-se na Igreja que Tito tenha sido o segundo grande colaborador de São Paulo, tendo ajudado no Concílio de Jerusalém, quando se tratou da necessidade de renovação e de diversificação dos ritos em razão da evangelização dos gentios.

De acordo com a tradição, Tito teria permanecido como bispo de Creta até sua morte, que ocorreu em idade avançada, não tendo sido vitima de martírio. A tradição também diz que ele manteve a virgindade até a morte. As epístolas de Paulo a Tito e a Timóteo dão conta de que foram importantes membros para a evangelização e o conteúdo pastoral de ambas é considerado como o primeiro guia pastoral para os bispos. 




Outras Datas Comemorativas

21
Abril - Tiradentes
3
Agosto - Dia do Tintureiro
28
Fevereiro - Dia de São Romano

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!