Calendário 2017



Dia de São Timóteo próximos anos




26
Janeiro de 2016 ( Terça-feira ) - Dia de São Timóteo
26
Janeiro de 2017 ( Quinta-feira ) - Dia de São Timóteo
26
Janeiro de 2018 ( Sexta-feira ) - Dia de São Timóteo
26
Janeiro de 2019 ( Sábado ) - Dia de São Timóteo
26
Janeiro de 2020 ( Domingo ) - Dia de São Timóteo

O Dia de São Timóteo é comemorado no dia 26 de janeiro.

Timóteo é um santo da Igreja Católica, tendo vivido no século Primeiro, morrendo por volta de 80 d.C. O livro Atos dos Apóstolos narra que Timóteo tinha como mentor Paulo de Tarso, com quem fez diversas viagens missionárias. O santo é considerado o destinatário das Epístolas a Timóteo, de São Paulo, e está listado na Igreja como um dos Setenta Discípulos.

A vida de São Timóteo

A história conta que Timóteo nasceu na Listra, na Anatólia, filho de uma judia fervorosa e de um pai grego e pagão. Através da fé de sua mãe, Eunice, Timóteo foi educado na fé judaica, fato que, possivelmente, tenha ajudado em sua conversão ao cristianismo.

A primeira menção a Timóteo no Atos dos Apóstolos é feita durante a segunda visita de Paulo a Listra, quando o santo se converteu através da pregação do apóstolo dos gentios, tornando-se cristão e sendo circuncidado pelo próprio Paulo, que o tomou como discípulo.

Timóteo, nessa ocasião, tinha apenas 20 anos e, dali em diante, passou a seguir Paulo em suas viagens. Timóteo foi ordenado por Paulo e o seguiu através da Frígia, Galácia, Mísia, Tróas, Filipos, Bereia e Corinto.

Tanto sua mãe quanto sua avó, Loide, são citadas no Novo Testamento como eminentes pela piedade e pela fé, condição que indica que também foram convertidas por Paulo. Timóteo, muito dedicado aos estudos da fé cristã, era elogiado por Paulo, pelo seu conhecimento das Escrituras, que estudava desde a infância.

Segundo a tradição, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano de 65 d.C, onde ele permaneceu por 15 anos. Por volta de 80 d.C ou, segundo outras fontes tradicionais, em 97 d.C., Timóteo teria impedido uma procissão pagã, sendo atacado pelos pagãos, que o atacaram, arrastaram pelas ruas e o apedrejaram.

Suas relíquias, no século IV d.C., foram transferidas para a Igreja dos Santos Apóstolos, em Constantinopla.

A obra de São Timóteo

Timóteo foi amigo, discípulo e braço direito de São Paulo, sendo citado 24 vezes no Novo Testamento, tanto no livro Atos dos Apóstolos quanto nas cartas de Paulo, que, aliás endereçou duas delas específicas ao discípulo e amigo.

As páginas das Epístolas a Timóteo são consideradas as mais brilhantes do Novo Testamento, mostrando a fé e a persistência de Paulo com relação aos cristãos e seus cuidados para manter a nova fé viva e atuante.

A vida de Timóteo foi marcada pela evangelização, pelos ensinamentos e santidade de Paulo e também de São João Evangelista. Paulo, em uma de suas cartas, escreve: “A Timóteo, filho caríssimo, graça, misericórdia, paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo”, mostrando o quanto amava o discípulo e quanto confiava em sua santidade.

Em suas viagens, Timóteo mostrou-se um grande missionário, a tal ponto que Paulo lhe confiou a cidade e os fieis de Éfeso, onde Timóteo permaneceu grande parte de sua vida. Paulo cita Timóteo em outras cartas, como nas epistolas aos Filipenses, aos Coríntios, aos Colossenses, e nas duas aos Tessalonicentes. Por essas cartas, sabemos que Timóteo esteve ao lado de Paulo na prisão, em Roma.

Quando em Éfeso, Timóteo teve um ministério bastante frutífero, acendendo a fé cristã em toda a região, servindo-se dos ensinamentos de Paulo através de suas cartas. A segunda epístola a Timóteo foi enviada por Paulo quando ele se sentia próximo da morte, já na prisão, carta onde cita também Tito, outro discípulo fiel, que tem sua data comemorada no mesmo dia que Timóteo.

Timóteo é venerado pela Igreja Católica com santo, apóstolo e mártir. Sua data festiva é 26 de janeiro, juntamente com Tito, também discípulo e, na Igreja Luterana, ambos juntamente com Silas, outro discípulo, são comemorados na mesma data. 





Política Privacidade

CalendárioBr 2017 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!