Calendário 2020



Dia de São Teodoro de Heracleia próximos anos




8
Fevereiro de 2018 ( Quinta-feira ) - Dia de São Teodoro de Heracleia
8
Fevereiro de 2019 ( Sexta-feira ) - Dia de São Teodoro de Heracleia
8
Fevereiro de 2020 ( Sábado ) - Dia de São Teodoro de Heracleia
8
Fevereiro de 2021 ( Segunda-feira ) - Dia de São Teodoro de Heracleia
8
Fevereiro de 2022 ( Terça-feira ) - Dia de São Teodoro de Heracleia

O Dia de São Teodoro de Heracleia é celebrado em 8 de fevereiro em homenagem ao padroeiro dos soldados.

Teodoro de Heracleia, também conhecido como Teodoro de Euceta, nasceu na cidade de Euceta no norte da Ásia Menor, em data desconhecida. Ele também era conhecido por sua bela aparência, por sua bravura e por ser um homem de caridade.

Durante o reinado do imperador romano Licínio (307-324), Teodoro foi nomeado comandante militar na cidade de Heracleia Pôntica. Nessa época estava começando a perseguição aos cristãos, que envolvia agressões físicas e psicológicas e até assassinatos.

Essa perseguição ocorria porque os romanos acreditavam que os cristãos eram uma ameaça por não adorarem os deuses romanos, o que significava que não reconheciam o imperador como um deus. O fato é que Teodoro era cristão desde pequeno e decidiu enfrentar a fúria do imperador.

Para isso, Teodoro convidou o imperador para visitar a cidade de Heracleia, onde estavam ocorrendo festas religiosas e sacrifícios aos deuses. O objetivo de Teodoro era mostrar a Licínio que os deuses adorados não passavam de estátuas sem vida, então ele resolveu destruir as estátuas feitas de ouro e de prata na frente do imperador e distribuiu os cacos aos pobres, dizendo que assim elas teriam mais utilidade.

Essa atitude enfureceu o imperador, que mandou prender Teodoro. Na prisão, ele sofreu diversas torturas, foi crucificado e passou uma noite na cruz. Na manhã seguinte, Teodoro foi encontrado vivo pelos soldados, e o mais impressionante é que ele estava fora da cruz e sem ferimentos.

Por causa disso, muitos pagãos se converteram ao cristianismo e Teodoro fez questão de ir até o imperador, na esperança de que ele desistisse de perseguir os cristãos ao ser informado de tal milagre, contudo, o imperador mandou que ele fosse decapitado.

São Teodoro faleceu no dia 8 de fevereiro do ano 319 d.C e desde então passou a ser invocado como o padroeiro dos militares.




Outras Datas Comemorativas

2
Setembro - Dia de Santa Dorotéia
4
Dezembro - Dia de Santa Bárbara
11
Março - Dia Mundial do Rim
1
Dezembro - Dia de Santo Elígio
20
Junho - Dia do Revendedor

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!