Calendário 2020



Dia de São Sotero próximos anos




22
Abril de 2018 ( Domingo ) - Dia de São Sotero
22
Abril de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de São Sotero
22
Abril de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de São Sotero
22
Abril de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de São Sotero
22
Abril de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de São Sotero

O Dia de São Sotero é comemorado no dia 22 de abril.

São Sotero foi o 12° papa da Igreja Católica, comandando a Santa Sé entre os anos de 166 e 174. Seu dia é comemorado no calendário litúrgico em 22 de abril.

A vida de São Sotero

Sotero era de origem grega, embora tenha nascido em Nápoles. Foi sucessor de Aniceto. Os registros sobre sua atuação são raros, apenas destacando que seu pontificado foi marcado pelo zelo pela doutrina e pelas obras sociais. A tradição conta que ele era venerado por sempre se preocupar com a situação material das igrejas em todas as cidades do Império Romano.

Seu pontificado ocorreu no tempo do Imperador Romano Marco Aurélio, o imperador filósofo, que perseguiu cruelmente os cristãos. Dessa época datam os martírios de Felicidade e Perpétua, de Justino, de Policarpo de Esmirna, entre outros milhares de cristãos.

Dionísio, bispo de Corinto, em uma carta, destaca a apreciação e a necessidade da grande caridade do Papa Sotero para com os perseguidos, elogiando seus cuidados paternais numa época tão difícil para os cristãos.

Sotero é tradicionalmente lembrado pelo seu costume de fazer o bem a todos de diversas formas, enviando esmolas para igrejas em diversas cidades, procurando aliviar a pobreza dos que faziam qualquer solicitação.

Conceder esmolas já se tornara um costume entre os romanos e Sotero não apenas o preservou como incentivou, procurando, além disso, consolar com suas palavras todos os que o procuravam, agindo sempre como um pai amoroso da Igreja em seus primórdios.

Uma das grandes ameaças que enfrentou em seu pontificado foi a heresia criada pela corrente de pensamento de Montano, um líder também cristão. Montano defendia que os cristãos precisavam viver sob costumes austeros e extremamente rígidos.

Sua doutrina, o montanismo, era baseada no medo e no pessimismo, sempre afirmando que o fim do mundo estava próximo. Seus seguidores eram obrigados a viver numa redoma irreal.

Deveriam renunciar ao matrimônio, fazer penitência todo o tempo e não pecar, considerando que a Igreja não tinha poderes para perdoar os pecados.

O montanismo contrariava frontalmente os ensinamentos cristãos e eram defendidos por importantes figuras do cristianismo da época, como Tertuliano e Novaciano.

O Papa Sotero manteve-se firme e fiel aos ensinamentos originais de Jesus e, em seu pontificado, a heresia foi oficialmente condenada.

Sua maior marca, certamente, foi a fidelidade ao Evangelho, mantendo sempre a interpretação correta dos ensinamentos de Cristo. Considerava que Jesus mesmo havia ensinado que todo pecado deve ser perdoado, desde que o pecador se arrependa.

Ao condenar o montanismo, Sotero dissipou o clima de pessimismo e rigor que atormentava os cristãos, valorizando o amor, o perdão, a misericórdia, a esperança e a alegria, confirmando que a Igreja tinha comissão oferecer o consolo e a salvação e não a condenação.

As cartas que Sotero enviava às demais igrejas eram lidas com veneração e guardadas, como atesta Eusébio, ao se referir à resposta de Dionísio.

Sotero também sofreu o martírio no circo romano e foi sepultado no Vaticano. Seus restos mortais, anos depois, foram transferidos para a Igreja de San Martino ai Monti.




Outras Datas Comemorativas

21
Setembro - Dia Internacional da Paz
21
Setembro - Dia da Árvore
10
Novembro - Dia do Trigo
1
Dezembro - Dia de Santo Elígio
15
Dezembro - Dia do Arquiteto
30
Maio - Dia do Decorador

Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!