Calendário 2020



Dia de São Simão Stock próximos anos




16
Maio de 2018 ( Quarta-feira ) - Dia de São Simão Stock
16
Maio de 2019 ( Quinta-feira ) - Dia de São Simão Stock
16
Maio de 2020 ( Sábado ) - Dia de São Simão Stock
16
Maio de 2021 ( Domingo ) - Dia de São Simão Stock
16
Maio de 2022 ( Segunda-feira ) - Dia de São Simão Stock

O Dia de São Simão Stock é comemorado no dia 16 de maio.

O dia 16 de maio é dedicado, no calendário litúrgico da Igreja Católica, a São Simão Stock, divulgador do escapulário de Nossa Senhora. O santo era carmelita e viveu na Inglaterra, no século XII.

A vida de São Simão Stock

Simão era filho do governador de Kent, parente da realeza inglesa e nasceu no ano de 1165, no castelo de sua família nessa cidade, na Inglaterra. Sua família era cristã e dotada de grande fé, dando a ele a melhor formação religiosa, humana e intelectual.

Muito disciplinado e inteligente, Simão estudou no tradicional e famoso Colégio de Oxford desde a idade de sete anos. Embora seus estudos e a vontade de sua família o tenham levado para uma vida de sucesso social, ele desejava voltar-se para o serviço da Igreja.

Com apenas 12 anos, Simão saiu do castelo de sua família, indo viver uma vida de eremita. Como nova morada, escolheu um grande carvalho na floresta vizinha a Oxford, vivendo no seu oco. A notícia do eremita adolescente logo se espalhou e o povo começou a chama-lo de Simão Stock, em virtude de sua casa no carvalho oco.

Nesse local, Simão viveu durante vinte anos, dedicando-se à oração, à penitência e à contemplação.

Uma noite, em sua casa no oco da árvore, Simão teve um sonho com a Virgem Maria. Em sonho, a Virgem lhe dizia para unir-se aos monges que viriam do mosteiro de Monte Carmelo. A Ordem dos Carmelitas foi a primeira fundada em homenagem à Virgem Maria, sendo uma das mais antigas da Igreja. Simão, a princípio, não compreendeu perfeitamente o sonho, mas não se atreveu a desobedecer.

Retornou ao castelo e voltou aos estudos, formando-se em teologia e sendo ordenado sacerdote.

Enquanto aguardava que os monges prometidos pela Virgem Maria chegassem, Simão Stock, já sacerdote, percorria as aldeias da região, fazia visita aos doentes e aos desamparados, evangelizando o povo.

Em 1123, finalmente, os carmelitas chegaram à Inglaterra, cumprindo a profecia, e padre Simão Stock pôde finalmente ingressar na Ordem dos Carmelitas. Após dois anos, em razão de suas virtudes e de suas capacidades, além do amor à ordem, os irmãos carmelitas o nomearam como colaborador na direção das Ordem.

Pouco tempo depois, em 1126, Simão foi eleito vigário geral de todas as províncias carmelitas na Europa.

Nessa época, a Ordem dos Carmelitas passava por uma fase bastante difícil, quase chegando a ser extinta, perseguida por outras ordens religiosas. O prior geral Simão Sotck, analisando a situação, enviou emissários ao Papa Honório III com a missão de informá-lo sobre o estado das coisas e pedir sua proteção.

Ao mesmo tempo, Simão convocou todos os carmelitas, pedindo que rezassem à Virgem Maria pelas intenções urgentes da ordem, devendo continuar na oração e na penitência até que chegasse a resposta do papa.

Como primeira resposta às orações, Simão teve nova visão de Nossa Senhora. Em oração profunda, viu a Virgem Maria rodeada de anjos e ela lhe mostrando o santo escapulário da Ordem Carmelita, dizendo que aquilo era um privilégio para ele e para todos os carmelitas: quem morresse usando o escapulário, se salvaria.

A visão ordenou que Simão distribuísse o escapulário aos monges carmelitas para que se sentissem tranquilizados. Segundo os registros carmelitas, essa aparição ocorreu em 16 de julho de 1251.

O Papa Honório III respondeu sete meses depois, numa carta de 13 de janeiro de 1252, declarando a existência da Ordem dos Carmelitas totalmente legal e autorizando os monges a continuar com a edificação de mosteiros por toda a Europa.

Diante disso, Simão Stock promoveu uma mudança estrutural na ordem, passando da forma de vida monástica oriental para a forma vivida no Ocidente, com frades mendicantes ou evangelizadores, denominados apostólicos.

A devoção ao santo escapulário difundiu-se rapidamente por toda a cristandade, desde o Oriente ao Ocidente. No início ele foi tido como sinal de proteção de Nossa Senhora, além do esforço próprio em seguir os ensinamentos de Cristo, sendo esse o seu sentido até hoje.

Simão Stock morreu com quase 100 anos de idade, no dia 16 de maio de 1265. Na época de sua morte, ele estava no mosteiro de Bordeaux, na França, local onde foi sepultado. Sua celebração litúrgica foi instituída oficialmente para o dia de sua morte.





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!