Calendário 2020



Dia de São Simão próximos anos




28
Outubro de 2018 ( Domingo ) - Dia de São Simão
28
Outubro de 2019 ( Segunda-feira ) - Dia de São Simão
28
Outubro de 2020 ( Quarta-feira ) - Dia de São Simão
28
Outubro de 2021 ( Quinta-feira ) - Dia de São Simão
28
Outubro de 2022 ( Sexta-feira ) - Dia de São Simão

O Dia de São Simão é comemorado no dia 28 de outubro e é uma data tradicional no Brasil, já que em muitas cidades são feitas verdadeiras festas para comemorar a data, assim como é feito um evento votivo para celebrar São Judas Tadeu.

Quem foi São Simão?

Nascido na Galileia, São Simão foi escolhido para ser um dos Apóstolos de Jesus Cristo, ou seja, um dos Doze, embora nas listas do Novo Testamento ele seja o mais desconhecido dentre os apóstolos. Na lista dos 12, seu nome aparece em décimo primeiro lugar e, sobre ele, a Sagrada Escritura preserva apenas o nome, que deriva de Simeão, cujo significado é “Ouvido de Deus”.

Com o objetivo de diferenciar o seu nome do nome de Pedro, que também chamava-se Simão, os evangelistas Mateus e Marcos lhe intitularam como Zelote (Lc 6:15) ou Cananeu. Mas, afinal de contas, por que a escolha pelo nome Zelote?

Os zelotes eram os conterrâneos de Israel, defensores da pátria, que almejavam liberação imediata política e religiosa do país. Além disso, muitos estudiosos acreditam e afirmam que Cananeu deriva de Canaã, a terra de Israel. Ou seja, o apelido dado a Simão pode tanto se referir à cidade de origem, como a participação do Apóstolo na  seita ultra-nacionalista e não religiosa chamada de Os Zelotes.

Assim como os outros Apóstolos, São Simão também percorreu os camihos da Palestina, pregando o Evangelho. Primeiramente, segundo conta a história, Zelote foi primeiro ao Egito juntamente a Felipe, seguindo a tradição sinóptica de que Jesus enviava seus discípulos aos pares. Porém, a tradição conta que ele parece ter voltado por meio da África do Norte, Espanha e Bretanha, chegando à Ásia Menor.

Saindo deste ponto, ou seja, da Ásia Menor, São Simão viajou com Judas pela Mesopotâmia e Síria, quando juntou-se a outros Apóstolos orientais na Pérsia.

Como conta uma notícia divulgada no Egépsio, Zelote teria sofrido o martírio durante o império de Trajano, contando já com a avançada idade de 120 anos.

Sobre os Zelotes

Em certa época, Roma invadiu o território judeu, obrigando o povo a pagar impostos e levando parte da cultura romana para o local. Muitos foram os judeus que discordaram dessa invasão e que desejavam o retorno dos tempos de reinado de Davi e Salomão, quando Israel era próspera e independente.

Por conta dessa discordância, ocorreram muitas revoltas e indignações entre os judeus, nascendo o grupo de extremistas chamado Zelotes, se opondo aos romanos. O nome sugeria o zelo que havia com as leis de Moisés e o passado judaico, que eles tanto desejavam retomar.

O grupo acreditava na liberdade pela espada. Os membros aceitariam morrer se assim fosse necessário e logo tomaram a forma de uma ideologia política entre os judeus, tanto que referência a esses movimentos é dada no livro de Atos, capítulo 5, do versículo 36 ao 38.

Tudo sugere que Simão, antes de conhecer o Senhor Jesus, fosse um simpatizante pela causa dos Zelotes. Com o tempo, conhecendo a atitude de Jesus diante dos quebrantes de coração, ele percebeu que a libertação do seu povo não aconteceria pela espada, mas sim pela fé.

 





Política Privacidade

CalendárioBr 2019 - todos os direitos reservados


X

Receba grátis semanalmente em seu e-mail um resumo com as datas mais importantes. CalendárioBr, cadastre-se!


Agora não, obrigado!